Redução na segurança no trabalho fará país campeão em acidentes, diz Paim

16 de maio de 2019
  • Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.   Em pronunciamento, à tribuna, senador Paulo Paim (PT-RS).  Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
    Senador prevê aumento no número de acidentes de trabalho no país que, mesmo com todas as normas
    recomendadas pela OIT, é o quarto nesse ranking, com 4,2 milhões de acidentes entre 2012 e 2018

    Waldemir Barreto/Agência Senado

 

O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou nesta terça-feira (14), em Plenário, o anúncio feito pelo governo na segunda-feira (13) de que reduzirá em 90% as normas de segurança no trabalho. Ele disse que entre as normas a serem revistas, figuram a que trata da regulamentação do maquinário, das padarias até o setor siderúrgico, além de outras referentes a insalubridade, periculosidade, construção civil e trabalho a céu aberto. Para o senador, com a redução das normas, o país será o campeão mundial nesse tipo de acidente.

O parlamentar gaúcho lembrou que o Brasil é o quarto país do mundo em acidentes de trabalho. E que isso acontece mesmo tendo as normas de segurança orientadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Paulo Paim disse que o Brasil teve 4,2 milhões acidentes de trabalho entre 2012 e 2018, que provocaram, além de quase 16 mil mortes, grandes gastos para o Estado. E argumentou que não se economiza com o afrouxamento das regras de segurança.

— Cerca de R$ 28,7 bilhões foram gastos de 2012 até agora em relação a benefícios acidentários que incluem auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente. Não adianta, deu acidente alguém vai pagar e quem vai pagar no fim é o Estado. Mas a sequela maior é aquela que perde o braço, a perna, o olho — disse.

 

Agência Senado,  16 de maio de 2019