btnHelp



Presidente do SINTRIVEL participa de Reunião do CPR-PR e do Comitê de Incentivo a Formalidade.

 

93450811 6e02 46b3 9ee6 06bc891b1cba Presidente do SINTRIVEL, Roberto Leal Americano

 

O Presidente do SINTRIVEL, Roberto Leal Americano, participou hoje de manhã (03/12), da Reunião Ordinária do CPR/PR (COMITÊ PERMANENTE REGIONAL DO ESTADO PARANÁ), na sala de videoconferência do SESI no Município de Cascavel. A Reunião ocorreu através de videoconferência e foi realizada simultaneamente nos municípios de Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba.

Durante o encontro virtual, foi mantido um diálogo entre os representantes dos trabalhadores e das entidades patronais presentes nos quatro municípios citados, através dessa reunião foi aprovada a ata da reunião anterior (novembro de 2018) e também foram tratados de outros assuntos de interesse.

Pela parte da tarde o Presidente, Roberto, participa, também através de videoconferência de Reunião do Comitê Diretor de Incentivo à Formalidade no Setor da Construção. A reunião ocorre nos mesmos moldes da reunião da manhã.

Na reunião será relizada a aprovação da Ata da Reunião do dia 5 de novembro de 2018 e também serão discutidos o relato das fiscalizações conjuntas celebradas pelo CREA-PR, FETRANCONSPAR e SINDUSCON’S, além de outros assuntos de interesse.

Atualmente a videoconferência é umas das principais ferramentas de comunicação, dada a sua capacidade de quebrar barreiras geográficas e aumento da produtividade. Tendo em vista a atual crise econômica, esta solução surgiu de forma inteligente afim de reduzir o custo que cada reunião mensal representava. Com esta ação o Sindicato consegue elevar a eficiência na gestão do tempo bem como reduzir custos e gastos com viagens para reuniões. Economia essa que é revertida em benefícios para os associados.

              

13e0ef43 615c 4885 8dec 135bc6e9365e

 

Entenda como funciona:

Uma sessão de videoconferência envolve o mínimo de 2 participantes remotos, os quais são denominados de sites ou pontas. Nesse caso, a conexão é denominada de ponto-a-ponto. Entretanto, existem sistemas, os quais permitem sessões de vídeo conferência simultâneas com duas ou mais pontas, nesse caso chamadas então de multipontos.

Este tipo de conferência que possibilita a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas - independentemente de suas localizações geográficas - em áudio e vídeo simultâneos, permitindo que se trabalhe de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais de trabalho sem a necessidade de locomoção geográfica.

 

Comitê Permanente Regional - PR

O CPR-PR é um fórum que reúne diversas entidades ligadas à indústria da construção, adotando o diálogo como via lógica e eficaz para superação de problemas no setor. Trata-se de um organismo quadripartite (Governo, Trabalhadores, Empresários e Apoio Técnico), ou seja, cada uma das suas 4 bancadas detém o mesmo poder decisório, sendo esta formatação pioneira no país. Norteado por um regimento interno, o Comitê define suas atividades e metas por meio de reuniões ordinárias, extraordinárias e grupos de trabalho.

 

Comitê de Incentivo a Formalidade

O Comitê Diretor, foi criado em parceria com entidades como o Crea-PR, representantes dos Trabalhadores, representantes Patronais e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dentre as a ações do comitê destaca-se as visitas técnicas periódicas feitas por representante do Crea-PR e técnicos de Segurança do Trabalho do Seconci-PR e do sindicato dos trabalhadores, que vão até os canteiros para orientar sobre saúde e segurança no trabalho, mas também exigir a presença do responsável técnico da obra e conferir se todos os trabalhadores estão com suas carteiras assinadas. 

O comitê não aplica multas nem adota medidas punitivas contra as empresas. Esta é atribuição dos órgãos oficiais de fiscalização que participam do acordo e recebem as informações sobre as visitas. Quem não cumpre a legislação de segurança, trabalhista e previdenciária, está sujeito a imposição de multas, cobrança das contribuições sociais e até o embargo da obra.

 

SINTRIVEL, 03 de dezembro de 2018