btnHelp



CIPA

cipa2

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar o ambiente de trabalho seguro e saudável. 

Ela é composta por trabalhadores escolhidos por votos e outros indicados pelo empregador. O mandato dos membros eleitos da CIPA, os quais gozam de estabilidade no emprego, é de um ano, sendo permitida uma reeleição.

Os integrantes da Cipa

Os integrantes da CIPA devem receber treinamento específico antes da posse e se reunir no mínimo uma vez por mês para dialogar sobre questões de saúde, higiene e segurança da empresa. O mapa de riscos é uma importante ferramenta para a PREVENÇÃO, e elaboração é  atribuição da CIPA.

A maioria das empresas com mais de 20 (vinte) trabalhadores deve ter CIPA e aquelas que não tenham a obrigatoriedade deverão ter um trabalhador, designado pelo empregador, responsável e treinado para desenvolver as atividades relacionadas com saúde, higiene e segurança.

Além da CIPA, empresas com mais de cinquenta empregados devem constituir e manter em funcionamento o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.



Servicos