Acidentes de trabalho aumentam 46% na construção civil em Cascavel

1 de agosto de 2012

O Sintrivel – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cascavel e Região – divulgou os números de acidentes de trabalho registrados no setor da construção civil em Cascavel nos primeiros seis meses deste ano. Em relação ao primeiro semestre do ano passado o número de acidentes subiu 46%.
De janeiro a junho de 2012 foram registrados 19 casos em obras. No ano passado foram 13 acidentes contabilizados no mesmo período. “O que chama a atenção é que apesar da quantidade de acidentes ocorridos em 2012 ter sido maior, a gravidade foi menor. No ano passado aconteceu uma morte e três trabalhadores ficaram paraplégicos, neste ano apesar de ter acontecido uma morte também, os casos foram mais leves.” Afirma Janice da Cruz, técnica em segurança do trabalho do Sintrivel, que é a responsável pelo acompanhamento das ocorrências. Ainda segundo Janice, neste ano mais da metade dos acidentes na construção civil tiveram como causa quedas de plano elevado: foram 12 registros. Além de um caso de choque elétrico seguido de queda, que ocasionou a morte de um pedreiro de 59 anos. Outros quatro trabalhadores se acidentaram no trajeto do trabalho, um sofreu corte com máquina e outro teve um dos dedos imprensado.
Apesar de o levantamento apontar um número relativamente pequeno, o Sintrivel reconhece que os índices não expressam a realidade e ressalta que muitos acidentes não são registrados devido à informalidade. “Com certeza esse índice é maior, porque a informalidade oculta esses acidentes de trabalho, as empresas não chamam o Siate em função de saberem que haverá o registro”, afirma o diretor administrativo do Sintrivel, Roberto Leal Americano.
O uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), principalmente capacete, botas, luvas e cinto de segurança, pode evitar acidentes de trabalho. Por isso o Sintrivel sempre alerta: É dever do patrão fornecer e dever do trabalhador usar adequadamente os equipamentos de segurança. Para reforçar as orientações equipes do Sintrivel percorrem diariamente obras da cidade alertando os trabalhadores e empresários. Além disso, vários treinamentos de segurança e saúde no trabalho são ministrados na sede do Sintrivel e também nos canteiros de obras, quando solicitado por empresários e trabalhadores.