Confira os índices de acidentes na construção civil de 2015 e 2016

25 de outubro de 2016

Os números de acidentes de trabalho registrados pelo Sintrivel nos canteiros de obras mudaram, tiveram uma redução significativa neste ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia, em 2015 foram 39 até outubro no mesmo período de 2016, ficou com 26, é lamentável, porém, que a grande maioria das empresas não cumpram a Convenção Coletiva, pois deveriam encaminhar ao Sindicato toda o CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), pois, com certeza teríamos números mais aproximados desses acidentes.

Nestes dois anos, as quedas de altura representam a maior parcela: 21 acidentes durante todo ano de 2015, já em 2016 até outubro já somam 21 também. É importante ainda destacar que neste ano, nenhum trabalhador da construção civil morreu. Houve um único registro de morte em canteiro de obra, porém, a vítima não é da categoria, mas, sim, terceirizado do setor metalúrgico, mesmo esta obra sendo uma das mais bem preparadas para a segurança dos trabalhadores, pois temos acompanhado de perto desde o início dos trabalhos e onde verificamos que esta é uma das poucas obras da cidade onde tem engenheiro de segurança responsável, mas aí o acaso do “acidente” de trabalho, falou mais alto e o trabalhador (proprietário da metalúrgica) acabou sendo eletrocutado no descarregamento das estruturas metálicas e veio a óbito na data de 25/10/2016.

A redução do índice se deve à conscientização dos companheiros trabalhadores, mas não apenas isto, também se deve ao trabalho intensivo de vista a obras e orientação que vem sendo feito pelo Sintrivel, que vai a campo, onde estão os trabalhadores do setor da construção civil.

Para reafirmar esta preocupação e dedicação do Sindicato, basta conferir os números. Segue abaixo, o índice completo de tipos de acidente, o número e a idade dos colaboradores.

2015

Idade:    18 a 30 anos: 12 vítimas

31 a 40 anos: 12 vítimas

Acima de 41 anos: 15 vítimas

Sem identificação: 2 vítimas

Tipos de acidentes:

Quedas de altura: 21 acidentes

Queda de objeto: 10 acidentes

Esmagamento por objeto: 2 acidentes

Corte com máquina: 5 acidentes

Desmoronamento/Soterramento: 1 acidente

Impacto com objeto: 2 acidentes

Óbito:    04

2016 até Outubro

Idade:    18 a 30 anos: 7 vítimas

31 a 40 anos: 6 vítimas

Acima de 41 anos: 11 vítimas

Sem identificação: 2 vítimas

Tipos de acidentes:

Quedas de altura: 21 acidentes

Quedas de objeto: 1 acidente

Corte com máquina: 2 acidentes

Desabamento: 1 acidente

Impacto com objeto: 1 acidente

Óbito:    00