Os números de acidentes de trabalho registrados pelo Sintrivel nos canteiros de obras mudaram, tiveram uma redução significativa neste ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia, em 2015 foram 39 até outubro no mesmo período de 2016, ficou com 26, é lamentável, porém, que a grande maioria das empresas não cumpram a Convenção Coletiva, pois deveriam encaminhar ao Sindicato toda o CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), pois, com certeza teríamos números mais aproximados desses acidentes.
Nestes dois anos, as quedas de altura representam a maior parcela: 21 acidentes durante todo ano de 2015, já em 2016 até outubro já somam 21 também. É importante ainda destacar que neste ano, nenhum trabalhador da construção civil morreu. Houve um único registro de morte em canteiro de obra, porém, a vítima não é da categoria, mas, sim, terceirizado do setor metalúrgico, mesmo esta obra sendo uma das mais bem preparadas para a segurança dos trabalhadores, pois temos acompanhado de perto desde o início dos trabalhos e onde verificamos que esta é uma das poucas obras da cidade onde tem engenheiro de segurança responsável, mas aí o acaso do “acidente” de trabalho, falou mais alto e o trabalhador (proprietário da metalúrgica) acabou sendo eletrocutado no descarregamento das estruturas metálicas e veio a óbito na data de 25/10/2016.
A redução do índice se deve à conscientização dos companheiros trabalhadores, mas não apenas isto, também se deve ao trabalho intensivo de vista a obras e orientação que vem sendo feito pelo Sintrivel, que vai a campo, onde estão os trabalhadores do setor da construção civil.
Para reafirmar esta preocupação e dedicação do Sindicato, basta conferir os números. Segue abaixo, o índice completo de tipos de acidente, o número e a idade dos colaboradores.
2015
Idade: 18 a 30 anos: 12 vítimas
31 a 40 anos: 12 vítimas
Acima de 41 anos: 15 vítimas
Sem identificação: 2 vítimas
Tipos de acidentes:
Quedas de altura: 21 acidentes
Queda de objeto: 10 acidentes
Esmagamento por objeto: 2 acidentes
Corte com máquina: 5 acidentes
Desmoronamento/Soterramento: 1 acidente
Impacto com objeto: 2 acidentes
Óbito: 04
2016 até Outubro
Idade: 18 a 30 anos: 7 vítimas
31 a 40 anos: 6 vítimas
Acima de 41 anos: 11 vítimas
Sem identificação: 2 vítimas
Tipos de acidentes:
Quedas de altura: 21 acidentes
Quedas de objeto: 1 acidente
Corte com máquina: 2 acidentes
Desabamento: 1 acidente
Impacto com objeto: 1 acidente
Óbito: 00