Construção Civil recebe com preocupação corte de 45% para Habitação

18 de outubro de 2019

Hello world!

 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) recebeu com preocupação a informação de que o governo federal irá cortar 45% da verba orçamentária para Habitação em 2020. Na avaliação do vice-presidente da área imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, “o corte, além de aumentar o déficit habitacional e gerar consequências negativas para o país também nas áreas de infraestrutura – água, esgoto e energia – e de cidadania, pode gerar um desemprego muito grande no setor da construção”.

Além do orçamento do governo federal do próximo ano estar 45% menor do previsto para 2019, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) também trabalha com outros ministérios e com a Caixa Econômica Federal na reformulação do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O acompanhamento do tema tem interface com o projeto Melhorias para o Mercado Imobiliário da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Para o executivo, que também é presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, o corte – consequência possivelmente da queda dos recursos orçamentários e do teto de gastos fiscais – significa ainda maior dificuldade para o pagamento de impostos, a manutenção de funcionários e o andamento das obras para as empresas que estão fazendo esses empreendimentos.

 

Portal VGV, 18 de outubro de 2019