Diretor do Sintrivel, Roberto Leal Americano, é entrevistado pela Gazeta do Povo

11 de julho de 2012

Reportagem_-_Areia__Roberto_na_Gazeta_do_Povo

 

Reportagem publicada na Gazeta do Povo:

“Falta de areia paralisa obras nas regiões Oeste e Noroeste

Decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região, que proíbe a extração de areia às margens do Rio Paraná, na zona de amortecimento do Parque Nacional de Ilha Grande, tem comprometido o setor da construção civil das regiões Oeste e Noroeste.

Muitas obras estão paralisadas, segundo o diretor administrativo da Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cascavel e Região (Sintrivel), Roberto Leal Americano. “Os trabalhadores buscam exercer outras tarefas, que não envolvam o uso de areia, mas isso não resolve. O número de trabalhadores afetados já chega a 15 mil só na região.”
Os estoques das distribuidoras de areia estão vazios. A alternativa seria comprar o insumo na região de Ponta Grossa (Campos Gerais), mas isso eleva os custos: o metro cúbico, que sairia por R$ 40, vai a R$ 100 devido ao frete.
A proibição da extração de areia atende a pedido do Ministério Público, que argumenta que as mineradoras estariam fazendo a extração de areia a menos de 100 metros da margem do Rio Paraná, o que é proibido.
Representantes da Fede­ração das Indústrias do Para­ná (Fiep) e do Sindicato da Indústria da Construção Ci­vil (Sinduscon) foram ontem até a Porto Alegre, sede do TRF4, para tratar o assunto. Mas o desembargador Fernando Quadros da Silva informou que só vai se pronunciar após o julgamento da petição, o que deve ocorrer em três semanas.”

Fonte: Gazeta do Povo 11.07.2012