Mais de 70% das empresas brasileiras sentem dificuldade para contratar

30 de maio de 2012

O Brasil é o segundo país do mundo em que mais empresas enfrentam dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Segundo um estudo do ManpowerGroup com 38 mil empregadores de 41 países, 71% dos brasileiros dizem ter problema para encontrar talentos adequados às posições abertas. Na média global, a dificuldade é reportada por 34% das empresas.
O número brasileiro representa um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2011. Em todo o mundo, apenas o Japão possui mais empresas que reportam dificuldade em achar profissionais (81%). A principal razão citada pelos empregadores brasileiros é a falta de competência técnica, reportada por 56% das empresas. A falta de experiência também é considerada um problema no país, e foi uma preocupação registrada em 40% dos casos.
No Brasil, a estratégia mais empregada pelas empresas para responder à necessidade de talentos mais específicos é a promoção de treinamento e desenvolvimento da equipe – 46% das empresas apostam em iniciativas do tipo, enquanto no mundo a média é de 25%. O país também é um dos mais preocupados com o impacto que a falta de profissionais qualificados terá no negócio, em especial para acionistas e clientes. No Brasil, 59% das empresas registraram essa preocupação, enquanto no mundo a média é de 41%, um declínio quando comparados aos 61% registrados no ano passado.
‘A falta de talento é endêmica, mas os empregadores estão se acostumando a fazer mais com menos e estão deixando para contratar apenas quando encontram as habilidades específicas que precisam’, explica Jeffrey Joerres, CEO do ManpowerGroup.

Fonte: G1 Paraná

30/05/2 012