Operários da construção civil aceitam reajuste de 9% e encerram greve no PI

7 de fevereiro de 2013

Os trabalhadores da construção civil, em greve desde o dia 22 de janeiro, acataram a decisão da Delegacia Regional do Trabalho e aceitaram o reajuste de 9% para a categoria. O acordo foi assinado na sede do TRT-PI e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba (Sitricom) orientou que todos retomem seus postos de trabalho a partir desta quarta-feira (6). A proposta também prevê o abono das faltas dos operários durante a greve.

Os trabalhadores reivindicavam 11% de reajuste e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) ofereceu 6,5%. De acordo com presidente do Sitricom, Antônio Rodrigues, os avanços na pauta de reivindicações foi uma vitória dos trabalhadores que enfrentaram muitas dificuldades nessa campanha salarial. “Foram dias de luta acompanhados por um forte batalhão repressivo”, avaliou.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil (Sinduscon), André Baía, a categoria patronal considera que foi uma vitória das duas partes. “Em uma negociação as duas partes têm que ceder e foi isso que aconteceu. Estamos satisfeitos com o resultado, pois tanto os empresários quanto os trabalhadores saíram com ganhos, após esse acordo”, disse o presidente.

Para o Sitricom, o resultado da audiência foi a melhor forma de garantir a melhoria salarial e o retorno às atividades. ”Foi um resultado salutar onde houve ganho salarial e garantia de retorno aos trabalhos. Foi um movimento pacifico no qual mostramos que os trabalhadores da construção civil são pessoas de bem e, a partir de amanhã, retornaremos às nossas atividades”, garantiu o presidente do Sitricom.

 

Fonte: G1, 07 de fevereiro de 2013