Pesquisa XP Ipespe divulgada nesta quinta-feira revela que o governo de Jair Bolsonaro começou com avaliação relativamente baixa
De acordo com pesquisa XP Ipespe divulgada nesta quinta-feira (17), Bolsonaro é avaliado positivamente por 40% dos brasileiros, praticamente o percentual dos que votaram nele nas eleições de 2018 (38% do eleitorado), enquanto 20% consideram o início da sua gestão ruim ou péssima e outros 29% avaliam seu desempenho como apenas regular, totalizando 49% de avaliação não positiva; no início de seu primeiro mandato, em 2003, Lula tinha aprovação de 51% segundo o Ibope.
A pesquisa XP Ipespe aponta ainda que 11 por cento não souberam opinar ou não responderam.
Este é o primeiro levantamento sobre a popularidade do governo desde a posse de Bolsonaro em 1º de janeiro.
Vale ressaltar que se trata de uma pesquisa para consumo do mercado financeiro que, até aqui, tem mostrado entusiasmo com o discurso ultraliberal do governo. Mesmo assim, os números não são nada animadores para quem planeja usar o capital político deste início de gestão para aprovar medidas impopulares como a Reforma da Previdência.
A pesquisa foi preparada pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais.
Vermelho, 18 de janeiro de 2019