Presidente do Sintrivel participa de reunião com o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho

17 de fevereiro de 2016

O Presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano, participou nesta quarta-feira (17) de uma reunião com o novo Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Sr. Marcio Tadeu Vieira Pessati. Representantes de demais sindicatos da região também participaram do encontro, que aconteceu em Cascavel, no auditório do Senac.

O objetivo da visita de Pessati foi fazer uma apresentação de suas propostas para amenizar os problemas que o Ministério vem enfrentando, como a falta de servidores e de uma estrutura física. Além disto, uma proposta voltada especificamente para sindicatos foi apresentada. De acordo com o Superintendente, será criado um Fórum de Debate Sindical dentro do Ministério do Trabalho para, desta forma, acompanhar de perto os anseios do movimento sindical e poder debater com os representantes a melhor solução para suas reivindicações.

Durante a reunião, também foram esclarecidos alguns pontos sobre a fusão do Ministério do Trabalho com a Previdência Social (MTPS), que não altera em nada as ações realizadas pelo Ministério do Trabalho, já que a fusão acontece somente na esfera de Brasília.

Além disto, o Superintendente apresentou uma ação, que deve ser julgada muito em breve, sobre os contratos de cooperação junto às Prefeituras Municipais. “Não muito tempo atrás, as Prefeituras, por intermédio destes contratos, cediam servidores municipais para trabalhar no Ministério do Trabalho, mas esse processo foi indagado juridicamente sobre a legalidade de tal cooperação”, explica o Presidente do Sintrivel.

Por fim, Pessati ressaltou a importância de promover um concurso o mais breve possível, pois o órgão é um dos únicos que atende diretamente o trabalhador, diferente da Previdência, que atende por meio do INSS.

Ao fim da reunião, Roberto Leal Americano, concedeu entrevista à Rádio Capital sobre sua avaliação quanto ao que foi debatido no encontro.