SINTRIVEL apoia “Grito dos Aposentados” em Cascavel

17 de maio de 2012

Aposentado_site_4

Hoje pela manhã caravanas de aposentados e pensionistas de pelo menos cinco estados do Brasil estiveram em Cascavel. Eles participaram de um protesto intitulado o “Grito dos Aposentados”. O objetivo da manifestação foi reforçar o apelo pelo fim do favor previdenciário, a recuperação das perdas nas aposentadorias e o reajuste único de acordo com o salário mínimo. 
O Fórum Sindical de Cascavel, do qual o SINTRIVEL faz parte participou da manifestação. Laerson Matias, representante do Fórum Sindical, falou sobre os problemas que o fator previdenciário cria para o trabalhador na hora de se aposentar “As pessoas contribuem compulsoriamente com a previdência social e na hora de se aposentar é aplicado um redutor de 30 a 40% sobre o salário e isso é extremamente injusto” afirmou o sindicalista.
O presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), Warley Martins Gonçalves, destacou que a mobilização é uma forma de chamar a atenção das autoridades diante das injustiças sofridas pelos milhões de aposentados e pensionistas do Brasil. “O aposentado hoje é torturado por míseros proventos e pensões e estamos acompanhando as perdas ano após ano”, afirma. 
Além do projeto 4.434/2008, as entidades reivindicam a aprovação na Câmara dos Deputados de outros dois projetos: o 001/2007, que estabelece o reajuste das aposentadorias de acordo com o salário mínimo; e o 3.299/2008, que acaba com o chamado fator previdenciário, que calcula o valor das aposentadorias com base na idade e no tempo de contribuição.
A manifestação foi iniciada com uma missa celebrada pelo Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos. Na sequência os aposentados e pensionistas realizaram um abraço simbólico na Catedral Nossa Senhora Aparecida e seguiram em passeata até a sede do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

aposentado_site_2 Aposentado_site_3 Aposentado_Site1