SINTRIVEL participa de reportagem da Catve sobre Segurança no Trabalho

27 de junho de 2013

2013-06-25 09.59.07

O presidente do SINTRIVEL Oracildes Tavares concedeu entrevista a Catve no dia de ontem. A reportagem foi relativa à segurança no trabalho. No mês de junho tem chovido muito no Paraná, em Cascavel praticamente uma semana de chuva diária e contínua. Para a construção civil, na maior parte dos casos, a chuva, além de ser motivo de atraso no prazo de entrega, é risco para os trabalhadores. Por este motivo, é importate que os profissionais sigam uma série de medidas de prevenção aos acidentes, a principal é o uso de EPI´S (Equipamentos de Proteção Individual) como uso de botinas, capacetes e cintos de segurança. Além dissosão importantes também os EPC´S (Equipamentos de Proteção Coletivos) como as faixas de sinalização, protetores em pontas de ferro, isolamento de áreas de risco e outros.

“Indicamos esta obra, da Igreja Adventista, que é de responsabilidade técnica do Jonatas porque em relação à maioria da obras em Cascavel está exemplar. Os riscos estão minimizados por conta do uso de EPI´S e EPC´S. Cada vez mais os empresários e também os trabalhadores estão conscientes da importância dos cuidados com segurança. E isto é, sem dúvida, resultado de m trabalho muito bem feito pelo SINTRIVEL, trabalho de acompanhamento de obras, orientação de trabalhadores por meio de treinamentos, cursos e palestras e ainda o monitoramento dos acidentes de trabalho. Neste ano o SINTRIVEL já registrou 28 acidentes de trabalho na construção civil em Cascavel. No mesmo período do ano passado foram 19. Mas isto não quer dizer exatamente que a quantidade de acidentes aumentou, mas demostra que os acidentes tem chegado em maior quantidade ao nosso conhecimento, porque o SINTRIVEL e seus diretores estão empenhados em estar ao lado do trabalhador orientando sua família em caso de acidentes e prestando todo apoio necessário nestas horas complicadas tanto para o trabalhador quanto para o empresário. Outra situação que envolve a ocorrência de acidentes é a informalidade. Com a construção civil em alta, muitos trabalhadores recebem propostas para trabalharem como empreiteiros, informalmente. Com frequência, numa empreita, são burladas as normas básicas de segurança, como o uso de EPÍ´S, o que ocasiona acidentes. Mas, a pior parte de um acidente que ocorre com um trabalhador informa é a dificuldade de conseguir seus direitos trabalhistas, por este motivo o SINTRIVEL combate a informalidade com tanto afinco” explicou Oracildes ao repórtes a Catve, Valdinei Rodrigues.

O Engenheiro Civil responsável pela obra, Jonatas Anunciação, também acompanhou a equipe de reportagem e falou a respeito dos investimentos da empresa na segurança e saúde dos trabalhadores. 

2013-06-25 09.53.03 2013-06-25 09.41.32 2013-06-25 09.45.36

 

Assessoria de Imprensa do SINTRIVEL

Izata Comunicação

26.06.2013