Trabalho Formal: Sintrivel participa de reunião do Comitê de Incentivo à Formalidade da Construção Civil

19 de março de 2014

Comite 1

O Comitê de Incentivo à Formalidade da Construção Civil esteve reunido na tarde de ontem (18/03), na sede do Sinduscon-Oeste/PR, para traçar as metas para o ano de 2014. Representando os trabalhadores estiveram presentes o presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano, e diretores dos sindicatos de Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Ubiratã, Toledo e Medianeira. Além dos representantes dos trabalhadores, integram o comitê, representantes de empresas e do governo.

Alguns dados estatísticos foram apresentados com a finalidade de serem traçadas as metas para formalização dos trabalhadores da Região Oeste do Paaná. Conforme estimam os sindicatos dos trabalhadores dos municípios da região, 13,3 mil trabalhadores têm carteira assinada na construção civil. Outra estimativa indica que para cada trabalhador registrado existe outro na informalidade. Portanto, a meta para formalização será a mesma, ou seja, dobrar a quantidade de trabalhadores formais, em 2014. “Sabemos que é uma meta ousada, mas já que foi decidida pela maioria, vamos trabalhar muito para que seja alcançada”, afirmou o presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano.

Em busca da meta, o trabalho de fiscalização obedecerá um calendário específico, que está em fase de elaboração. Entre as ações de fiscalização estão a verificação do cumprimento da CLT, NR 18, Código Civil, além de condições de segurança, sanidade, uso de equipamentos de proteção cumprimento de carga horária, benefícios sociais e outras questões. 

O Comitê em Cascavel é vinculado ao Comitê Estadual que tem como parceiros entidades sindicais de trabalhadores e patronais, entre elas a Fetraconspar, Crea-PR, que totalizam 27 entidades.

 

Comite 2

Assessoria de Imprensa do Sintrivel

Izata Comunicação

19/03/2014