Se está presente nas redes sociais e está à procura de emprego, vai ser difícil afastar-se delas. Para além de ser um meio cada vez mais utilizado para procurar emprego, também as empresas já optam por ‘investigar’ as redes sociais de potenciais colaboradores. Segundo o espanhol Expánsion, mais de 80% das empresas fazem uso das redes sociais para ‘caçar talentos’.
Para além disso, os estudos indicam ainda que quase 50% das pessoas faz uso das redes sociais para encontrar o trabalho de sonho. Se quer seguir a tendência e, quem sabe, conseguir a entrevista de emprego na empresa onde ambiciona trabalhar, há alguns passos que não deve dispensar. Pode começar, por exemplo, por ter cuidado com o que partilha, lembrando-se sempre que a publicação poderá ser vista pelo seu próximo chefe. Mas há outras dicas.
1. Crie um perfil no LinkedIn O LinkedIn é a rede social mais procurada pelas empresas de recrutamento, por isso é fundamental manter o seu perfil atualizado e apelativo. É considerada uma das redes sociais mais completas, tanto para os candidatos como para as empresas que procuram novos talentos. Tem mais de 500 milhões de utilizadores.
2. Aposte num perfil relevante Crie e atualize um perfil que contenha toda a informação que uma empresa procura: descrição do seu percurso profissional, habilitações literárias, ações de formação ou voluntariado e ainda os seus interesses. Para além disso, escolha uma fotografia sorridente e positiva e evite os jargões.
3. Marque a diferença Para além das informações mais formais, pode tentar tornar o seu perfil ainda mais apelativo e memorável. Por exemplo, tente criar uma história, faça gráficos ou até vídeos de apresentação. São formas diferentes de se apresentar e que poderão distingui-lo dos restantes candidatos
4. Aumente a sua rede de contactos (‘network’) Ter uma boa rede de contactos poderá facilitar o trabalho à empresa que está a recrutar. Nas redes sociais, por exemplo, poderá conectar-se a profissionais da sua área com posições relevantes. Faça contacto também com empresas, pois poderá encontrar anúncios de emprego nas páginas oficiais.
5. Seja proativo Não basta marcar presença nas redes sociais se não for ativo. Se está à procura de emprego, vá melhorando o seu perfil e alargando a sua rede de contactos. Se estiver muito interessado em trabalhar numa empresa, entre em contacto com o CEO através do LinkedIn e explique de que forma poderia fazer a diferença na organização. Tire o maior partido da proximidade das redes sociais.
Fonte: dinheirovivo, 21 de agosto de 2018