Em Genebra, presidente da CNI defende combate à informalidade no Brasil

10 de junho de 2025

Em Genebra, presidente da CNI defende combate à informalidade no Brasil.
 
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, discursou hoje (9) durante a 113ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.
 
A conferência vai até o dia 13 de junho e trata de temas importantes para a indústria, como riscos biológicos no trabalho, plataformas digitais e informalidade. Em 2025, a CNI é a entidade responsável por liderar a delegação de empregadores brasileiros que participa do evento, representada por seu presidente.
 
Na avaliação da CNI, o mundo do trabalho tem passado por grandes transformações, impulsionadas pelas mudanças climáticas, pela integração da tecnologia e pelas novas formas de trabalhar.
 
Hoje, o Brasil tem mais de 210 milhões de habitantes e uma força de trabalho de 110 milhões de pessoas, no entanto, 40% está na informalidade. Na América Latina, o índice chega a 60%. O dado é alarmante, já que o Brasil enfrenta uma transição demográfica acelerada: daqui a 30 anos, um a cada quatro brasileiros será idoso.
 
Fonte /// Portal da Indústria