VI SEMINÁRIO DE APERFEIÇOAMENTO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
23/04/2015
Abertura do Evento
Geraldo Ramthun – Presidente da FETRACONSPAR
Teve início nesta quinta-feira (23) o VI SEMINÁRIO DE APERFEIÇOAMENTO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO, realizado pela FETRACONSPAR – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná, presidida pelo companheiro GERALDO RAMTHUN. O início das atividades foi realizado pelo companheiro SIRLEI CESAR DE OLIVEIRA, Secretário de Formação Sindical da FETRACONSPAR e Presidente do STICM – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Guarapuava, com a apresentação da restrospectiva dos últimos eventos promovidos pela Federação e exibição de vídeos para reforçar a importância do tema do seminário.
Em seguida, o Presidente Ramthun realizou abertura oficial do Seminário e agradeceu individualmente a presença e a colaboração dos companheiros presidentes e dos demais participantes. Antes de dar prosseguimento ao primeiro painel, o Presidente ainda aproveitou a ocasião para abordar brevemente um assunto de grande importância para os trabalhadores de todas as categorias: o PL 4.330, sobre as novas regras da terceirização, que tem se mostrado um verdadeiro motivo de preocupação para todos os trabalhadores.
Painel
Dra. LUANA FRANCESCA BADALOTE DE GERONI, Auditora Fiscal do Trabalho
Dr. ELIAS MARTINS, Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE/PR
Dr. JOSÉ CARLOS SCHARMACH, Auditor Fiscal do Trabalho
Dr. DANIEL FRANCISCO QUINTANS RIVEIRO,Auditor Fiscal do Trabalho
Dr. CLAUDIO BACCARIN,Auditor Fiscal do Trabalho
O primeiro painel do Seminário “APLICABILIDADE DAS NR 05, 07, 10, 12, 18 E 35 NA CATEGORIA DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO” foi composto pelo Chefe de Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE/PR, ELIAS MARTINS; a Auditora Fiscal do Trabalho, LUANA FRANCESCA BADALOTE DE GERONI; Auditor Fiscal do Trabalho, CLAUDIO BACCARIN; e o Auditor Fiscal do Trabalho, DANIEL FRANCISCO QUINTANS RIVEIRO.
Jorge Moraes e Geraldo Ramthun
Após a pausa para o almoço, os trabalhos foram retomados com a palestra do companheiro JORGE MORAES, Coordenador Nacional do CPN – Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Secretário de Saúde, Segurança e Previdência Social da FETRACONSPAR e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Maringá sobre sua participação nas atividades do CPN, instância tripartite que atua na deliberação de propostas de alteração da Norma Regulamentadora e encaminhá-las ao Ministério do Trabalho.
Dr. Paulo Rogério de Albuquerque de Oliveira
A próxima palestra, realizada pelo Dr. PAULO ROGÉRIO ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA – Professor, pesquisador da UNB, Doutor em Saúde Coletiva (UNB) e Pos-Doutorando pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP, teve por tema a “NOVA INSTRUMENTAÇÃO DOS SINDICATOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES” e tratou da necessidade de se atualizar as abordagens e políticas dos Sindicatos em relação à fiscalização das condições no ambiente de trabalho. Segundo a pesquisa do professor, muitas práticas e condutas sindicais ainda se baseiam em leis da Constituição de 1967 e na CLT, quando deveriam ser usadas como referência as leis mais recentes, da Constituição de 1988, e que perpassam todos os aspectos constituintes da Saúde do Trabalhador: sanitário, previdenciário, tributário, ambiental, penal, civil e trabalhista.
Roberto Leal Americano
João Machado
A última atividade do dia foi a exposição das ações de dois sindicatos filiados à FETRACONSPAR, o SINTRIVEL de Cascavel e o SOM de Francisco Beltrão. Representando a primeira entidade, o Presidente ROBERTO LEAL AMERICANO ressaltou a importância da formalização para a o sucesso das iniciativas de prevenção de acidentes e de promoção da segurança do trabalho, com ações constantes dos sindicatos para a promoção da regularização. No caso do SINTRIVEL, os números têm melhorado graças a essa postura vigilante, mas o objetivo é que suas iniciativas sejam cada vez mais bem-sucedidas. Em seguida, o Presidente JOÃO CARLOS DA SILVA MACHADO relatou a iniciativa do SOM de buscar aumentar o contato com os trabalhadores por meio de visitas a empresas e indústrias, a realização de palestras e a promoção de outros eventos. Complementando a descrição das últimas iniciativas nesse sentido com os números mais recentes de acidentes de trabalho na região, o companheiro afirmou que ainda há aspectos a serem melhorados, mas que a cada atividade o esforço na promoção na integração dos municípios da base tem obtido resultados que não podem ser ignorados.
A sexta edição do seminário é realizada nos dias 23 e 24 de abril no Hotel Condor, em Curitiba, e conta com a participação de 70 inscritos de 33 sindicatos filiados. O encontro tem por objetivo melhorar a formação através de diversas atividades e palestras.