Comissão aprova projeto que veda cláusula discriminatória em contratação de estágio

3 de setembro de 2019

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe cláusula ou condição de caráter discriminatório em contratos de estágio, inclusive a exigência de que o aluno tenha disponibilidade de veículos, equipamentos ou outra forma de contrapartida.

André Figueiredo: cláusulas dificultam contratação de estudantes mais pobres – Luis Macedo/Câmara dos Deputados

 

A medida está prevista no Projeto de Lei 449/19, do deputado Valmir Assunção (PT-BA). As cláusulas, segundo o autor, dificultam ainda mais a contratação de estudantes de baixa renda, que não tem veículo próprio ou equipamentos de última geração.

Esse ponto também foi destacado pelo relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), que defendeu a aprovação da proposta. “O estabelecimento de condições para a contratação, além de não previsto em lei, é totalmente discriminatório porque o estudante de família mais humilde poderá ser excluído do benefício do estágio”, disse.

Figueiredo destacou que o estágio é fundamental na formação educacional do aluno e também, muitas vezes, significa a colocação no mercado de trabalho.

 

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Agência Câmara, 03 de setembro de 2019