Em fevereiro, o Município fechou novamente na primeira posição entre as agências do Paraná, com 521 pessoas encaminhadas para uma vaga de emprego.
A Agência do Trabalhador de Cascavel é, pelo segundo mês consecutivo, a primeira do Paraná em colocação de trabalhadores no mercado formal neste ano de 2019. A classificação foi obtida nesta tarde (1), com base em relatórios do sistema da Secretaria do Estado da Justiça, Família e Trabalho, que apresenta o ranking de todas as agências do Paraná. No mês de fevereiro, encerrado ontem (28), o Município encaminhou 521 pessoas para uma vaga de emprego. Em janeiro, foram 431.
“Começamos o ano de forma muito positiva, com muitas frentes de trabalho. Estamos passando por um momento de otimismo, de retomada da credibilidade dos governos, e em Cascavel, temos a liderança de um prefeito preocupado com o crescimento “, avalia a gerente da Agência do Trabalhador, Marlene Crivelari.
Cascavel tem mantido a liderança, disputando com a Capital do Estado o primeiro e o segundo lugares. No ranking de fevereiro, Cascavel fechou com 521 colocações; Curitiba 279 e Paranavaí 217 segundo o relatório. Em novembro e dezembro de 2018, a capital do oeste ficou na segunda colocação, com números igualmente importantes para o Município, “que incentivam empresários e, principalmente, os trabalhadores, que têm novas oportunidades”, continua Marlene.
Crescimento
Balanço do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia divulgado ontem (28) também confirma o crescimento. No comparativo com o primeiro mês de 2018, janeiro de 2019 gerou 29,75% mais vagas com carteira assinada: um saldo de 737 em janeiro deste ano (4.877 admissões e 4.140 demissões), contra 568 em janeiro do ano passado (4.303 admissões e 3.735 demissões).
Esses números colocam a cidade como a terceira melhor do Paraná por dois anos consecutivos nos meses de janeiro, ficando atrás, em ambos os casos, apenas de Maringá e Curitiba.
A estatística do Caged, comparada com o mês de dezembro, também é positiva. No último mês de 2018 Cascavel fechou com saldo negativo de 1.432 vagas – 3.065 admissões contra 4.497 demissões, ocupando a 58ª colocação no Estado, evoluindo agora para a 3ª colocação.
Marlene Crivelari destaca que o setor de serviço liderou a contratação, com 5.497 empregos no saldo de vagas do Paraná, seguido pela indústria da transformação (4.099) e pela construção civil em terceiro (2.595). Já o comércio liderou em janeiro as demissões, com saldo negativo de 2.622 vagas.