A maioria do retorno que tem é de mulheres contando como as dicas de Paloma as ajudaram a consertar suas casas e a economizar dinheiro.
@palomacipri / Reprodução Instagram
Conhecida como “a menina pedreira de Sete Lagoas”, a estudante de publicidade Paloma Cipriano, de 23 anos, faz sucesso no youtube com seu canal de dicas de construção civil, que já soma mais de quinhentos mil inscritos.
No canal a jovem ensina a assentar azulejo, instalar pastilha de vidro, furar parede, etc. O vídeo mais acessado tem mais de 2 milhões de visualizações, e ensina a rebocar parede.
A casa em que Paloma cresceu está em reforma desde quando ela nasceu, pois a família tinha materiais demais e dinheiro de menos para tocar a obra. Um dia, a garota se cansou da situação e resolveu fazer o serviço por conta própria. Seu canal já existia antes das dicas de pedreiro, no formato de vlog pessoal.
Coincidentemente, um dia em que Paloma estava sem ideia para seus vlogs, também estava assentando o piso de seu quarto. A mãe da garota sugeriu, então, que ela fizesse um vídeo sobre isso e, a partir daí, o número de acessos no canal começou a subir consideravelmente.
Paloma já tinha uma noção de como fazer alguns serviços, já que fez um curso de alvenaria aos 16 anos. E as coisas que ela não sabe, procura na internet e aprende.
Como a construção civil é uma profissão tida como masculina, a estudante já recebeu muitos comentários machistas em seus vídeos. Atualmente, a maioria do retorno que tem é de mulheres contando como as dicas de Paloma as ajudaram a consertar suas casas e a economizar dinheiro. Antes, elas esperavam os maridos, ou um pedreiro, para fazer o que era preciso e agora não precisam mais.
As postagens mais recentes da jovem ensinam a fazer uma piscina de caixa d’água com deque de madeira, pilar de concreto, assentar porcelanato e também mostra o quanto ela economizou fazendo sua reforma por conta própria. Agora é ligar o YouTube e por a mão na massa!
O Livre, 04 de fevereiro de 2019