08 de Março um dia de Luta e Reflexão

8 de março de 2021

O dia 08 de março diferentemente de outros dias comemorativos, não foi criada pelo comércio e tem suas raízes históricas mais profundas e sérias.

Ela foi oficializada pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

A data escolhida tem algumas explicações históricas. No Brasil, o mais comum é relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Porém, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores, como a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York e a Marcha das mulheres na Rússia em 1917 onde milhares de mulheres foram às ruas contra a fome e a guerra; a greve delas foi o pontapé inicial para a revolução russa. Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho.

Sendo hoje, uma data que é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo. O SINTRIVEL, sempre esteve e estará presente nas lutas das mulheres, dando seu apoio e ajudando nas lutas por igualdade.

O Sintrivel através de suas mais de 450 mulheres sócias na Entidade, deseja a todas as mulheres a conquista definitiva do fim da violência, que os salários sejam iguais para os trabalhos iguais, que tenhamos mais creches públicas e que a igualdade alcance a todas.