1º de Maio da Construção Civil – Dia de Reflexão

27 de abril de 2012
Arte_1_de_maio


Para lembrar o Dia do Trabalhador, o SINTRIVEL (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civíl e Industrial de Cascavel e Região) vai realizar uma manhã de palestras e debates, com o objetivo de promover o verdadeiro sentido da data: a reflexão sobre a luta dos trabalhadores ao longo dos anos para conquistarem seus direitos.
Em cascavel o dia costuma ser lembrado com muita festa, almoços e churrascos, o que distancia e desvirtua o real significado da data.
Na mesma oportunidade o Sintrivel e a Fetraconspar farão a entrega de prêmios aos vencedores do Concurso de Mural “Quem é você no mundo do Trabalho”, realizado em parceria com o NRE (Núcleo Regional de Educação). Os trabalhos vencedores estarão expostos no local. Confira os vencedores do concurso em http://www.sintrivel.com.br/noticias/265-vencedores-do-concurso-de-mural-qquem-e-voce-no-mundo-do-trabalho.html
O evento terá inicío às 8h00, quando será servido um café da manhã. Na sequência haverá palestra com o Chefe do NRE, Vander Piaia, a entrega dos prêmios e apresentação dos estudantes aos trabalhadores. É esperada a presença de 500 trabalhadores da construção civil. “O objetivo do Sintrivel é despertar no trabalhador a consciência da sua importância na sociedade, para que ele e seus filhos se orgulhem da profissão que têm, que é o sustento da família deles. Sabemos que é só por meio da educação que vamos conseguir formar cidadãos mais conscientes e atuantes, por isso, juntamente com a Fetraconspar decidimos investir na promoção de um concurso nas escolas. e o objetivo de promover um evento alusivo ao 1º de maio na sede do sindicato é justamente dizer aos trabalhadores que não basta fazer festa no Dia do Trabalhador é preciso pensar em quantos trabalhadores morreram para que hoje eles tivessem os direitos, desde os mais básicos, garantidos” afirma Oracildes Tavares, presidente do Sintrivel. Todos os trabalhadores são convidados para participar do evento.
História do Dia do Trabalhador
No dia 1º de maio de 1886 na cidade de Chicago
(Estados Unidos) milhares de trabalhadores foram às
ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre
elas, a redução da jornada de trabalho de treze para
oito horas diárias. Naquela mesma data houve manifestações,
piquetes e discursos que movimentaram a
cidade, que era na época o principal centro industrial
do país. Confrontos entre operários e a polícia resultaram
em prisões, feridos e até mortos.
Em 1889, um Congresso Socialista realizado em Paris,
França, criou o Dia Mundial do Trabalhoador em memória
aos már4res de Chicago, das reivindicações
operárias e por tudo que este dia significou na luta
dos trabalhadores pelos seus direito, servindo de
exemplo para todo o mundo.
No Brasil, a data é lembrada desde 1895 e virou feriado
nacional em setembro de 1924 por um decreto do
presidente Artur Bernardes.

No dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago(Estados Unidos) milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Naquela mesma data houve manifestações, piquetes e discursos que movimentaram a cidade, que era na época o principal centro industrialdo país. Confrontos entre operários e a polícia resultaram em prisões, feridos e até mortos. Em 1889, um Congresso Socialista realizado em Paris,França, criou o Dia Mundial do Trabalhador em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias e por tudo que este dia significou na lutados trabalhadores pelos seus direito, servindo de exemplo para todo o mundo. No Brasil, a data é lembrada desde 1895 e virou feriadonacional em setembro de 1924 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Serviço:

Assunto: “1º de Maio da Construção Civil – Dia de Reflexão”
Data: 1º de maio de 2012
Local: Sede REcreativa do Sintrivel – Rua Portugal, 1672 – Jd Itália
Contatos: Izabel Tavares – Assessora de Imprensa Sintrivel (9902.6992)
Oracildes Tavares – Presidente do Sintrivel (9969.4116)

“Trabalhadores Unidos Jamais serão vencidos!”