1º de Maio – Dia do Trabalhador, temos o que comemorar?

2 de maio de 2013

O SINTRIVEL, como representantes dos trabalhadores tem o dever de alertar a todos sobre o verdadeiro sentido do dia 1º de maio. Com o passar dos anos a tendência dos seres humanos é esquecer a história, em Cascavel mais especificamente por causa de uma promoção da Igreja Católica o Dia do Trabalhador acabou virando data comemorativa e perdeu o sentido de luta e reflexão.

Para entender o que queremos dizer é preciso entender um pouco da história. O Dia do Trabalhador teve origem no Congresso Socialista realizado em Paris em 1889. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões e até mesmo mortos nos confrontos entre operários e polícia. Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.

E então, temos motivo para comemorar? Será que 1º de maio é uma data para haver confraternização entre patrões e trabalhadores, ou deveria ser uma data para que os trabalhadores reivindicassem melhorias nas condições de trabalho?

Os trabalhadores precisam acordar para esta realidade, patrões utilizam essa data para “reconhecer” o bom trabalhador da mesma forma que acontecia no império romano com “pão e circo”. Trabalhador não precisa ganhar costelão uma vez ao ano, precisa de salário digno de boas condições de trabalho, de plano de saúde de creche para os filhos.

Enquanto os trabalhadores dormem no ponto os empresários estão muito bem articulados politicamente, apresentando projetos no congresso e no senado para que sejam extintos os direitos trabalhistas como décimo terceiro salário e férias.

Acorda trabalhador!!!

Trabalhadores Unidos Jamais serão Vencidos!