20 de novembro: Dia da Consciência Negra

20 de novembro de 2015

Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Data escolhida para lembrar a luta do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, que ficou conhecido como um dos principais símbolos da luta negra contra a escravidão. Nascido em Alagoas, Zumbi dos Palmares comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão em uma luta que durou 14 anos.

A comemoração acontece em 20 de novembro pois foi neste dia, no ano de 1695, que Zumbi foi executado. Em 1978, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a data passou a fazer parte do calendário escolar brasileiro.

O Dia Nacional da Consciência Negra lembra a história do líder, estimula a reflexão sobre a situação sócio-econômica e política da população negra do Brasil e ainda é utilizado pelo Movimento Negro para destacar a contribuição dos negros na construção e desenvolvimento do nosso país.

Apesar da abolição da escravatura e demais transformações do Brasil, os negros continuam em situação de desigualdade, muitas vezes ocupando funções menos qualificadas no mercado de trabalho e enfrentando outras tantas injustiças. Diante deste fato, hoje é dia de refletir para que as lutas iniciadas por Zumbi dos Palmares continuem e deem bons resultados a negros do Brasil e de todo o mundo.