Acidentes na rede elétrica causaram 299 mortes no país em 2014

25 de agosto de 2015

Construção e manutenção de edifícios lideram o número de ocorrências. 
Dados mostram ligações clandestinas em segundo lugar no ranking.

O Brasil teve 299 mortes decorrentes de acidentes na rede elétrica em 2014, ante 317 no ano anterior. Os dados fazem parte de um levantamento da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), divulgado nesta segunda-feira (24), em Brasília.

A pesquisa mostra que a maioria dos casos de morte por contato com fios da rede elétrica ocorre na construção e manutenção de edifícios. No ano passado, foram 64 óbitos.

Em segundo lugar no ranking, com 24, está a ligação elétrica feita de forma clandestina, seguida da instalação e reparo de antenas de TV (23 mortes), poda de árvores (13 mortes) e uso de pipa (7 mortes).

O levantamento aponta ainda que o total de acidentes com lesão grave foi de 196 no ano passado. No caso de lesão leve foram 282 ocorrências. Segundo o presidente da Abradee, Nelson Leite, os casos são mais frequentes em construções informais, principalmente em regiões de periferia.

Prevenção
Os números foram divulgados durante o lançamento da 10ª Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica. A campanha de conscientização começou nesta segunda (24) e segue até domingo (30).

Durante os sete dias, haverá divulgação de mensagens na mídia com alerta para os riscos, além de palestras em escolas e distribuição de cartilhas, entre outras iniciativas. A intenção é alcançar 60% da população do país, conforme Leite.

No lançamento, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Reive Barros afirmou que a rede aérea de fios utilizada no Brasil é mais suscetível a essas ocorrências. Barros defendeu a adoção de sistemas de proteção mais eficientes para evitar acidentes e a realização de campanhas permanentes de conscientização.


Fonte: G1, 25 de agosto de 2015