Alcoolismo é debatido por trabalhadores em Cascavel

20 de fevereiro de 2014

DSCN7228

Mais de 250 trabalhadores da Construção Civil foram convidados à refletir sobre os perigos que rondam o uso de bebidas alcoólicas nesta semana, em Cascavel. As palestras, realizadas pelo Sintrivel em parceria com a Secretaria Municipal Antidrogas e Construtoras do setor aconteceram nos canteiros de obras, dentro do Programa Sintrivel Cidadão.

“O combate ao alcoolismo foi o tema escolhido para ser debatido no mês de fevereiro, tendo em vista o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, 18 de fevereiro. Nosso objetivo com o Sintrivel Cidadão é abordar temas relevantes para a categoria. O alcoolismo é muito presente entre nossos trabalhadores, infelizmente. Por isso, precisamos combatê-lo. Ainda mais quando vemos as estatísticas apresentadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) indicando que 25% dos acidentes de trabalho, no mundo, são causados pelo uso de álcool e drogas. O Geninho, secretário antidrogas de Cascavel, conduziu com muita propriedade as palestras e os trabalhadores receberam de coração aberto. Acreditamos que estamos cumprindo nossa missão de levar cidadania aos trabalhadores. Temos ainda que agradecer à imprensa de Cascavel que, mais uma vez, nos deu espaço para falar sobre os trabalhadores e suas demandas”, afirma o presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano.

DSCN7217

“O álcool é uma doença que causa uma dependência orgânica, não tem cura. Nós precisamos investir na prevenção e também levar uma palavra de esperanças para aqueles já foram dominados pelo álcool e ainda não perceberam”, destaca o Secretário Municipal Antidrogas, Eugenio Rosseti Filho (Geninho)

Ao final de cada palestra Geninho convidou os trabalhadores a fazerem um acordo, de deixar de uma vez a bebida destilada e restringir o consumo de álcool a duas cervejas no fim de semana. O trabalhador Luiz Quadros dos Santos, trabalhador da Construtora Conceito, foi um dos mais atentos à palestra e no final pediu a palavra: “Eu queria dizer que eu não fiz o acordo porque eu já fiz há muito tempo este acordo comigo mesmo. Foi a melhor coisa que eu já fiz na vida.”

    Combate alcoolismo - Conceito12           Combate alcoolismo - Conceito22

O combate ao alcoolismo continuará sendo enfatizado no trabalho dos Diretores do Sintrivel durante todo o ano. Os trabalhadores são encorajados a buscar ajuda para deixar o vício, aqueles que admitem a doença e buscam tratamento são encaminhados pelo sintrivel à Secretaria Municipal Antidrogas. Cascavel é um das poucas cidades do Paraná que tem uma clínica de reabilitação para usuários de álcool e drogas própria.

Portanto, se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa entre em contato com o Sintrivel pelo telefone 45 3226-1525 e será encaminhado ao tratamento.

 

Para ver as fotos da palestra na Construtora Conceito, clique aqui.

Para ver as fotos da palestra na Construtora Saraiva de Rezende, clique aqui.

 

Assista à reportagem da Catve, clique aqui.

Assista à entrevista na Tarobá, clique aqui.

 

Assessoria de Imprensa do Sintrivel

Izata Comunicação

20/02/2014