ARTIGO: PREVENÇÃO DE ACIDENTES, UMA DAS BANDEIRAS DO SINTRIVEL

25 de outubro de 2013

Dois acidentes foram registrados no ambiente de trabalho da Construção Civil nesta semana. Nossos diretores estiveram nos canteiros de obras onde ocorreram as tragédias a fim de fazer os levantamentos necessários. Constatamos que apenas um dos trabalhadores é representado pelo SINTRIVEL já que um deles era vigia, e portanto, é da alçada do sindicato dos vigilantes.

De qualquer forma, o contato com estes dois acidentes nos faz pensar além das estatísticas, pois, estes trabalhadores, assim como todas as vítimas de acidentes de trabalho, são seres humanos, pais de família, filhos, irmãos, cidadãos produtivos e que muitas vezes deixam de produzir para o Brasil e principalmente, deixam de sustentar suas famílias. E aí vem todo aquele discurso sobre a os problemas sociais enfrentados no Brasil, com uma tragédia desencadeiam vários outros problemas, que vão desde a violência, o uso de drogas até a depressão, a obesidade e outras doenças sociais, físicas e psicológicas que a perda de uma vida ou de parte dela, no caso de sequelas de um acidente, podem causar.

Situação complexa, para o empregador também, que muitas vezes perde todos os seus bens pagando uma indenização por acidente de trabalho, sem contar que serão demitidos os demais trabalhadores da empresa no caso de falência. Isto que ainda nem citamos a questão da informalidade, o trabalhador que é contrado sem carteira de trabalho assinada, deixa a família em completo abandono, sem a presença, sem o amor e principalmente sem o salário, sem pensão, sem indenização que garantiria o alimento e o futuro dos filhos.

É justamente pra tentar evitar o sofrimento de todas  as pessoas envolvidas no processo: trabalhador, família, empregador, outros trabalhadores que a luta do SINTRIVEL  é incessante. É o sindicalismo o responsável por cobrar o uso correto dos equipamentos de segurança, a garantia das contratações formais e o pagamento de salário digno aos trabalhadores. Não podemos nos calar diante das tragédias, precisamos levantar a bandeira da prevenção aos acidentes e doenças ocupacionais.

Nem sempre o sindicalismo é entendido desta forma, nem sempre a sociedade reconhece a luta do sindicalismo como primordial para a garantia dos direitos dos trabalhadores e a formação de uma sociedade mais justa. Porém, é por isso que continuamos aqui, batalhando dia a dia, para que o sindicalismo assuma e garanta, cada vez mais, seu espaço e os direitos dos trabalhadores da contrução civil.

 

 

Roberto Leal Americano

Presidente do SINTRIVEL