Audiência Pública sobre Segurança no Trabalho

1 de setembro de 2011
O DSC05084SINTRIVEL participou hoje (1º de setembro) de uma Audiência Pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná. Também estiveram presentes representantes do Sinduscon, da Procuradoria Federal e da 10ª Regional de Saúde.
O objetivo do encontro: Exigir o cumprimento da legislação para evitar acidentes de trabalho. Além das autoridades foram convocados para o encontro engenheiros e proprietários de mais de 200 empresas do ramo da construção civil em Cascavel e região.
Cada vez mais as irregularidades na construção civil têm colocado em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores. Problemas como falta de rede ou equipamentos de proteção, elevadores com fosso desprotegido, escadas sem corrimão e condições precárias de higiene e de estrutura são as irregularidades mais comuns e que causam acidentes.
Somente em 2011, o SINTRIVEL registrou dez casos de acidentes de trabalho, sendo oito quedas e dois soterramentos (das oito quedas, resultaram duas vítimas paraplégicas e um óbito). O Sintrivel ressalta, ainda, outra estimativa: para cada acidente de trabalho registrado, há outros 3 que não são informados, referentes aos trabalhadores que atuam na informalidade.
A procuradora Sueli Bessa ressaltou a importância das denúncias para que sejam aplicadas as devidas punições a empresários e empreiteiros que não cumprem as determinações da lei e deixam seus funcionários sem as necessidades básicas de saúde e segurança no trabalho.
Também é importante que os trabalhadores denunciem e não se submetam a situações desumanas e perigosas, para que sejam valorizados e respeitados.