Brasil vai contratar mais no 2o trimestre, diz pesquisa

18 de março de 2013

O Brasil é o país com maior intenção de contratação entre os meses de abril a junho de 2013, ao lado da Taiwan, de acordo com levantamento da empresa de recrutamento ManpowerGroup, realizado em 42 países. De acordo com o estudo, dos 850 gestores de recursos humanos consultados no Brasil, 36% afirmaram esperar aumento no número de funcionários, 6% preveem diminuição e 57% uma manutenção. Com isso, o índice criado pela companhia, a Expectativa Líquida de Emprego, é de 30% no País – taxa 9% maior se comparada ao primeiro trimestre deste ano, mas 9% inferior ao mesmo período de 2012.

“Espera-se que a confiança de contratação dos empregadores brasileiros melhore consideravelmente nos próximos três meses, principalmente pela dificuldade em contratar profissionais qualificados no mercado. Isso está fazendo com que muitas empresas intensifiquem seus esforços para encontrar estes profissionais e muitas delas estão contratando estrangeiros para suprir essas lacunas que necessitam de qualificação e experiência”, diz, em nota, Riccardo Barberis, diretor-geral da companhia no Brasil.

Os setores com mais expectativa para contratação foram o de construção, com índice líquido de 41%, finanças, (39%) e serviços (36%). Os empregadores menos otimistas são os do setor de administração pública e educação (19%). O estudo mostrou que outros países tem expectativa no aumento no índice, como Turquia (28%), Índia (27%) e Panamá (25%). Já na Itália, Espanha, Grécia e Holanda, as oportunidades de trabalho serão mais escassas.

Fonte: Folha de Londrina, 15 de março de 2013