CAIXA ECONÔMICA E FGTS

29 de setembro de 2011

Companheiros!

No dia 06 de outubro estarei em Foz do Iguaçu participando da reunião da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná. O objetivo é discutir com os demais sindicatos sobre as ações da FETRACONSPAR para os próximos sessenta dias, data limite para que ocorra a reunião de Diretoria.

Mais uma vez aproveitarei para discutir o posicionamento da entidade a respeito da CEF – Caixa Econômica Federal – em relação ao FGTS dos trabalhadores. A CEF financia a habitação popular com o dinheiro do FGTS, mas não determina que os mutuários ao contratarem seus construtores exijam que os mesmo registrem os funcionários. Desta forma, não está sendo cumprida a Lei (CLT). Isto porque a CEF não exige o recolhimento do FGTS nem do INSS. Assim, os trabalhadores são prejudicados duas vezes: 1º por não serem beneficiados com seus direitos elementares e 2º por estar emprestando seu FGTS para a CEF que não exige a reposição do mesmo pelos mutuários. Assim sendo, num futuro bem próximo o FGTS irá acabar.

Portanto, o movimento sindical terá que tomar um posicionamento contra a dilaceração do patrimônio dos trabalhadores (FGTS).

TRABALHADORES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!!!

 

ORACILDES TAVARES

Presidente do SINTRIVEL