CAS: pedido de vista adia votação de projeto que trata da valorização do salário mínimo

13 de dezembro de 2018

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião com 11 itens. Na pauta, o PLS 416/2018, que estende até 2023 as regras usadas atualmente para o cálculo do salário mínimo.  Presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (MDB-SP) à mesa conduz comissão.  Bancada:  senador Airton Sandoval (MDB-SP); senador Dalirio Beber (PSDB-SC);  senador Dário Berger (MDB-SC); senador Paulo Paim (PT-RS).  Foto: Pedro França/Agência Senado
Presidente da CAS, Marta Suplicy concedeu vista do projeto solicitada pelo senador Airton Sandoval (na bancada, à dir.)
Pedro França/Agência Senado

 

A discussão e a votação do projeto que estabelece ganho real de pelo menos 1% ao ano para o salário mínimo foram adiadas. Em reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (12), o relatório do senador José Pimentel (PT-CE) sobre o PLS 416/2018 chegou a ser lido, mas o senador Airton Sandoval (MDB-SP) pediu vista, alegando que o projeto “é muito abrangente”. A senadora Marta Suplicy (MDB-SP), presidente da comissão, decidiu conceder vista coletiva, adiando a apreciação da matéria.

Do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o projeto busca garantir a valorização do salário mínimo e uma política de valorização real para todos os benefícios previdenciários. Para o autor, o projeto é uma forma de o trabalhador não deixar de ter aumento real em momentos de crise. Na justificativa, ele argumenta que, “justamente nos momentos de crise, é necessário aumentar o salário dos trabalhadores para que haja um aumento da demanda agregada via consumo e a economia volte a crescer”.

O relator deu voto favorável ao projeto, apresentando apenas uma emenda, para “aperfeiçoamento do texto”. Para Pimentel, o projeto é importantíssimo, principalmente nos tempos obscuros que se avizinham”. Se aprovada na CAS, a proposta seguirá para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde vai tramitar em decisão terminativa.

 

Agência Senado, 13 de dezembro de 2018