Cascavel Rosa é parceiro do SINTRIVEL

21 de outubro de 2013

DSC00430

Rosângela Subirai – Auxiliar Administrativo do SINTRIVEL

 

Durante o mês de outubro o SINTRIVEL participa da Campanha Cascavel Rosa, que tem o objetivo de divulgar ações de prevenção ao câncer, principalmente em mulheres. E por isso, os colaboradores da entidade vestem a camisa desta luta.

 

DSC00426

SOBRE O CASCAVEL ROSA:

 

O Movimento Cascavel Rosa é resultado de uma história de luta, coragem, esperança e amor. Chega à cidade por meio da vontade pessoal de Simone Preisner Braga Côrtes em ajudar o máximo de pessoas possíveis a evitar um sofrimento prevenível e acalentar o drama de quem convive com a doença ou que já tenha perdido alguém que ama.

Reúne voluntários em torno de uma grande causa: difundir na cidade o combate e a prevenção ao câncer, uma das doenças que mais matam no mundo.

Cientes de que a melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce, a intenção do Movimento Cascavel Rosa é ampliar o acesso às informações.

Para isso, pretende mobilizar entidades, empresas, parceiros, órgãos públicos, especialistas da área e, principalmente, vítimas dessa neoplasia maligna (pacientes, familiares e amigos) e, por meio de ações diversas, como palestras, reportagens, relatos pessoais, orientações, exames etc, alertar sobre os perigos do câncer e suas formas de prevenção. Ou seja, colorir Cascavel de rosa em outubro, quando o assunto principal vai ser o câncer e a luta pela vida.

DADOS SOBRE O CÂNCER NO MUNDO

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estimou que no ano de 2030 podem-se esperar 27 milhões

 

 

Sabrina, Josefina e Rosângela – Colaboradoras do SINTRIVEL

de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. O maior efeito desse aumento vai incidir em países de baixa e média rendas, onde se encaixa o Brasil. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

No Brasil, as estimativas para 2012 e 2013 apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer por ano, incluindo os casos de pele não melanoma, reforçando a magnitude do problema do câncer no País. Sem os casos de câncer da pele não melanoma, estima-se um total de 385 mil novos pacientes.

Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireoide para o sexo feminino.

São esperados 257.870 homens com a doença 260.640 mulheres.

O enfrentamento do câncer é possível a partir de ações que incluam: educação em saúde em todos os níveis da sociedade; promoção e prevenção orientadas a indivíduos e grupos; geração de opinião pública; apoio e estímulo à formulação de leis que permitam monitorar a ocorrência de casos.

Nesse contexto, o Movimento Cascavel Rosa pretende desenvolver o Outubro Rosa, ou seja, criar uma corrente de grandes proporções, que, por meio de diversas ações, divulgue as informações possíveis e necessárias sobre o câncer, seus sintomas, os exames periódicos e preventivos, os direitos dos pacientes e tudo mais que envolva essa doença e suas formas de prevenção e tratamento.

 

Com informações de: cascavelrosa.com.br

Assessoria de Imprensa do SINTRIVEL – Izata Comunicação

21/10/2013