Com pandemia, centrais definem formato virtual para o 1º de Maio

22 de abril de 2020

Entidades afirmam que decisão respeita a necessidade de isolamento social. Evento vai intercalar falas de dirigentes e apresentações musicais.

 

Em 2019, centrais sindicais fizeram ato unificado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Agora, farão evento virtual pela primeira vez

 

Assim como em 2019, as centrais sindicais farão um 1º de Maio unificado. A diferença está no formato. Pela primeira vez, devido à pandemia, o evento será virtual, uma “live do trabalhador”. Segundo as centrais e movimentos sociais, a decisão foi tomada “em total respeito ao isolamento social imprescindível ao combate do coronavírus”.

Diante da crise sanitária, o formato do evento vinha sendo discutido há algumas semanas. O mote do 1º de Maio será “Saúde, Emprego, Renda: um novo mundo é possível com solidariedade”. As centrais afirmam que se trata de uma “data de reflexão e de luta pela democracia, pelo direito de a classe trabalhadora ter um movimento sindical organizado, ouvido e respeitado”.

O evento, previsto para começar às 10h, vai intercalar mensagens dos dirigentes sindicais e apresentações musicais. Também participarão convidados de movimentos populares. No ano passado, o ato unificado foi realizado no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, com público estimado pelos organizadores em 200 mil.

 

RBA, 22 de abril de 2020