Congresso não recebe manifestantes porque não identifica líderes

21 de junho de 2013

Após terem anunciado que receberiam um grupo de representantes da manifestação desta quinta-feira em Brasília, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, André Vargas (PT-PR), informaram que a reunião não vai acontecer porque não conseguiram identificar líderes do movimento.

‘Não chegou aqui a comissão que nós esperávamos para conversar’, disse André Vargas após deixar o gabinete de Renan. ‘Ao que me consta, eles não conseguiram tirar uma representatividade desse movimento’, completou.

Os parlamentares, no entanto, não chegaram a contatar diretamente integrantes de alguns dos movimentos que apoiam as manifestações, como o Movimento Passe Livre (MPL) e o coletivo ‘Copa Para Quem?’
.
‘O importante é deixar mais uma vez claro que o Parlamento continua aberto ao povo e terá humildade e a compreensão de que a política tem que se reinventar sempre. A maior demonstração que o Parlamento pode dar como Casa do Povo é estabelecer uma nova agenda em função das manifestações’, afirmou o presidente Renan Calheiros.

O deputado André Vargas admitiu dificuldade em lidar com os protestos, que não têm líderes, não são ligados a partidos ou entidades e são organizados por meio de redes sociais.

‘Estamos ainda descobrindo qual é o critério para descobrir esses líderes. Temos que identificar. ( …) Somos homens e mulheres experientes na militância social, sabemos exatamente como funcionam as organizações tradicionais. Essas, nós não sabemos ainda. Portanto estamos aprendendo e vamos saber interpretar no limite do bom senso’, declarou o deputado.

‘A Casa continua aberta, dialogando e aguardando qualquer desdobramento que possa indicar uma conversação [com o movimento]’, completou André Vargas.

Cerca de 25 mil manifestantes ocupam o gramado em frente ao Congresso Nacional. Já foram registrados conflitos entre os manifestantes e os policiais que fazem um cordão de isolamento entre o gramado e a rampa de acesso ao prédio. Integrantes do protesto soltam rojões e jogam bombinhas em direção aos policiais, que respondem com spray de pimenta. Pelo menos um manifestante já foi detido.

Fonte: G1, 21 de junho de 2013

Fonte: fetraconspar.org.br