Construção Civil lidera a criação de postos de trabalho no Paraná

29 de junho de 2016
O Paraná ocupa a melhor colocação entre os estados do Sul e aparece na 20° colocação do ranking nacional de empregos
 
A Construção Civil foi o setor que mais gerou empregos no Paraná no mês de maio. Com base nos dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – do Ministério do Trabalho e Previdência Social – foram criadas 173% mais vagas na construção civil no Estado, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
 
A ocupação que mais gerou empregos no Paraná em maio foi a de Ajudantes de Obras Civis (+ 588 postos), seguida de Trabalhadores de Estruturas de Alvenaria (+272 postos). Supervisores de Construção Civil também se destacaram com + 218 postos.
 
Apesar de o saldo final ser negativo no mês de maio no estado (- 3388 postos), o Paraná ocupa a melhor colocação entre os Estados do Sul e aparece na vigésima colocação no ranking nacional de empregos. Santa Catarina registrou um saldo de – 4815 postos, e ficou na vigésima terceira colocação, e o Rio Grande do Sul com – 15829 postos, ocupa o último lugar no ranking (27°). O saldo do país ficou em – 72615 postos.
 
“Em que pese o saldo negativo do Estado, percebe-se que este não se disseminou de forma equitativa a todos os segmentos de atividade, além da Construção Civil (+ 1033), a Administração Pública (+ 86) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+ 57) também apresentaram saldo positivo”, ressalta o economista do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Suellen Glinski Rodrigues dos Santos. 
 
No acumulado do ano (janeiro a maio), o setor de Serviços (+ 3569) foi o que mais gerou empregos no Estado, seguido da Agropecuária (+ 1011) e da Administração Pública (+ 425). “Esses setores merecem destaque porque ambos estão conseguindo se manter e isso irá trazer um saldo positivo para o próximo semestre”, disse o economista Daniel Nojima, do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.
 
Destaque
 
Em maio, o município de Capanema, no sudoeste do Estado, novamente apresentou o maior saldo de emprego formal do Paraná, com a criação de 386 postos de trabalho. Além de Capanema, os municípios que mais se destacaram na geração de empregos formais foram Londrina (+ 286), Colombo (+ 218), Francisco Beltrão (+ 213), Paranavaí (+ 135), Ponta Grossa (+ 128), Dois Vizinhos (+ 123), Irati (+ 113), Rebouças (+ 115) e Fazenda Rio Grande (+ 108). 
 
Para o diretor do Departamento Estadual do Trabalho da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Jorge Leonel, o destaque de Capanema se deve à construção da Usina de Baixo Iguaçu no Município.
 
Matéria publicado no jornal Gazeta do Paraná com informações da AEN Curitiba