Curso: Gerenciamento do Stress – Economia Familiar

24 de junho de 2013

DSCN3161

No sábado 22 de junho das 8h às 12h foi realizado o primeiro Curso sobre “Como a Economia Familiar pode ajudar no Controle do Stress”. Promovido pelo Sintrivel, Sinduscon e Sesi, foi a primeira edicação do curso que tem como objetivo orientar trabalhadores e trabalhadoras da construção civil, que buscam o controle de seus investimentos financeiros. “Gerenciar o mal do século, conhecido como ‘Stress’, é um desafio. Se a pessoa não consegue se orientar dentro do orçamento acaba tendo vários problemas, então nosso objetivo hoje é orientar a respeito do orçamento familiar a fim de contribuir com a minimização do stress”, relata Caroline Zimerman, especialista em administração e uma das instrutoras do curso.

Zelir Aparecida Ribeiro trabalha no almoxarifado de uma empresa da construção civil, ela conta o motivo de ter participado do curso “O meu objetivo é aprender mais, porque eu gasto além do limite, eu sempre tenho um planejamento mas não consigo alcançar minhas metas”. Cerca de 20 trabalhadores participaram do curso. Inclusive alguns diretores e funcionários do SINTRIVEL. “Na minha opinião a gente gasta mais do que ganha, compromentendo 110% do orçamento, quando na verdade deveríamos comprometer apenas 30%. Acabamos gastando sempre mais do que ganhamos, eu agradeço a oportunidade que o SINTRIVEL está nos oferecendo e espero aprender sempre mais”, afirma Josiane Dambroski, auxiliar administriva do SINTRIVEL, que também participou do curso.

Oracildes Tavares, presidente do SINTRIVEL e Fernando Dillenburg, presidente do Sinduscon fizeram a abertura do curso, enfatizando a importância do tema para a qualidade de vida dos trabalhadores.

“Um dos grandes objetivos no SINTRIVEL é levar informações para o trabalhador. Informações que sejam importantes para que eles e suas famílias tenham mais qualidade de vida e mais dignidade. O gerenciamento do salário é muito importante. Porque quando um trabalhador está preocupado com as contas pra pagar, com o cobrador na porta de casa, ele não consegue pensar em mais nada e caba buscando refúgio onde não deve, na bebida, nas drogas, enfim, acaba fazendo coisas que prejudicam não só a ele, mas sua família, seus colegas de trabalho e a sociedade como um todo. Então, o SINTRIVEL sempre vai estar buscando e levando informações ao trabalhador, assim como temos feito com o curso de mestre de obras, o curso de economia familiar é uma forma de devolvermos ao trabalhador o que é dele”, enfatiza Oracildes Tavares, presidente do Sintrivel.

“O Sinduscon sempre teve uma preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores não só na obra mas também no contexto fora do trabalho. Um dos aspectos é o aspecto financeiro, a partir do momento em que aumenta o ganho salarial do trabalhador, aumenta também o poder de compra e muitas vezes a pessoa compromete acima do seu ganho limite e isso acaba gerando stress. Então, esse treinamento é nesse sentido, para orientar as pessoas como é que elas podem gerenciar seus ganhos . Quando a pessoa tem mais contas pra pagar do que ela recebe, ela acaba acumulando grande preocupação e acaba levando esta preocupação para o trabalho. Quem trabalha com construção está sempre exposto a acidentes de trabalho e se pessoa está gerenciando bem seus ganhos ela tem mais tranquilidade no trabalho e consequenetemente se expõe menos a acidentes. E essa é uma preocupação não só do sinduscon mas também do sintrivel, que o nosso grande tesouro que são os trabalhadores possam trabalhar seguros. Por isso estamos investindo neste treinamento”, explica o presidente do Sinduscon-Oeste, Fernando Dillenburg.

DSCN3158 DSCN3162