Economia desacelera e inadimplência mundial pode chegar a US$ 19 tri, diz diretora do FMI

9 de outubro de 2019

“A desaceleração generalizada significa que o crescimento neste ano cairá na sua taxa mais baixa desde o início desta década”, alertou nesta terça-feira (8) a diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva

 

(Foto: Sputnik / Maksim Blinov)

A economia mundial está enfrentando uma “desaceleração sincronizada”, e isso leva à dívida corporativa com alto risco de inadimplência, alertou a diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, nesta terça-feira.

“A economia mundial está agora em desaceleração sincronizada”, afirmou ela, acrescentando: “A desaceleração generalizada significa que o crescimento neste ano cairá na sua taxa mais baixa desde o início desta década”.

Georgieva prosseguiu afirmando que, se a situação continuar, “a dívida corporativa em risco de inadimplência pode aumentar para US$ 19 trilhões, ou 40% do total da dívida em oito das grandes economias”.

A economista búlgara declarou que as tensões comerciais “enfraqueceram substancialmente” a atividade manufatureira e de investimento em todo o mundo, portanto “existe um sério risco de que serviços e consumo sejam afetados em breve”.

A nova diretora do FMI alertou que as falências no comércio internacional podem levar a mudanças que duram uma geração inteira e que não serão isentas de “cadeias de suprimentos quebradas, setores comerciais isolados, um ‘Muro Digital de Berlim’ que força a países a escolher entre sistemas tecnológicos”.

“Estamos desacelerando, não estamos parando, e não é tão ruim. E, no entanto, a menos que tomemos uma atitude agora, estamos arriscando uma possível desaceleração maior”, avaliou Georgieva.

Georgieva, de 66 anos, assumiu a diretoria do FMI em 1º de outubro, substituindo a francesa Christine Lagarde.

 

Brasil247, 09 de outubro de 2019