Levantamento de Acidentes feito pelo Sintrivel é destaque na imprensa

5 de fevereiro de 2014

Em 2013, o Sintrivel registrou 53 acidentes com 55 trabalhadores envolvidos, sendo apenas três registrados por meio de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. “A CAT é o meio oficial do sindicato, do Ministério do Trabalho e do INSS ficar sabendo de um acidente, e veja como são poucos informados. Além das três Cat´s tomamos conhecimento de outros 50 acidentes, através de acompanhamento ao site do Siate e da imprensa local. Infelizmente os empregadores, cada vez mais, querem ocultar os acidentes, com a finalidade de burlar a lei e não dar a assistência necessária ao trabalhador. Nosso dever enquanto sindicato é tomar conhecimento desses acidentes e oferecer auxílio ao trabalhador para que este não seja enganado e tenha seus direitos manipulados conforme a vontade do patrão. Por isso, é importante que o próprio trabalhador nos informe no caso de um acidente, pois o sindicato tem autonomia para fazer a CAT e informar os órgãos responsáveis sobre a ocorrência do acidente. É importante ressaltar também que se todos os acidentes fossem devidamente registrados o número seria ainda maior, tendo em vista a quantidade de empregadores que deixam de utilizar o serviço do Siate para ocultar o acidente, colocandoo trabalhador em uma situação ainda maior de risco”, afirma o presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano.  

Imagem Tabela Acidentes 2013

 

Em 2014, sete acidentes de trabalho já foram registrados em Cascavel. Sendo um acidente de trajeto, quatro quedas em altura, uma queda de objeto e um corte com máquina. O último aconteceu na segunda-feira, 03/02/2014, no qual o pedreiro Emídio Ângelo Andretta de 60 anos estava em cima de uma viga de concreto a uma altura de aproximadamente dois metros, em uma residência no Bairro Guarujá, de onde caiu. dois metros. Ele precisou ser atendido por socorristas do Siate, teve contusão nos tornozelos e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

” É importante lembrar que o uso correto de EPI`S (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC´S (Equipamentos de Proteção Coletiva) são a melhor forma de prevenir acidentes de trabalho. O fornecimento por parte do empregador é obrigatório, da mesma forma que é obrigação do trabalhador usá-los. O não uso do equipamento fornecido pelo empregador pode gerar demissão por justa causa”, ressalta Roberto Leal Americano, presidente do Sintrivel.

 Clique aqui e assista à reportagem produzida pela Tv Tarobá.

Assessoria de Imprensa do Sintrivel

Izata Comunicação

05/02/2013