MPT vistoria canteiros de obras e beneficia trabalhadores no Mato Grosso do Sul

3 de janeiro de 2012

obra

 

Como parte das atividades do Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Construção Civil, promovido pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou inspeções em diversos canteiros de obras de Campo Grande.

Durante a ação, conforme assessoria de imprensa, foram vistoriadas nove obras de construção civil, beneficiando mais de 2 mil trabalhadores do setor. Durante as inspeções, foi verificada a conformidade dos empreendimentos à Norma Regulamentadora nº. 18 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a NR-18, que trata das condições e do meio ambiente de trabalho na construção civil.

As principais irregularidades encontradas estavam relacionadas à falta de EPI (equipamentos de proteção individual), inexistência de escoramentos em escavações e de proteções contra quedas de alturas, como guarda-corpos, dispositivos de segurança em elevadores, plataformas de segurança e dispositivos de segurança em andaimes, conforme assessoria de imprensa.

Brasil – Desde o início de dezembro, o MPT tem realizado em todo o país operações como estas em canteiros de obras, objetivando fiscalizar as condições de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores, além de atuar de forma preventiva para conscientizar os empregadores e garantir a melhoria das condições de conforto e segurança dos funcionários.

Esta já é a terceira vez que o Ministério Público do Trabalho realiza ações coordenadas em todo o país. Em 2010, em Mato Grosso do Sul, o município escolhido foi Corumbá, onde oito empresas foram fiscalizadas e cerca de 450 trabalhadores beneficiados. Em 2009, o setor da construção civil foi o terceiro em número de acidentes de trabalho no estado, com 820 registros, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-MS).

Fonte: http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=225483&ed=Geral&cat=Not%C3%ADcias