NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2012

1 de junho de 2012

O prazo para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho é o dia 31 de maio. O mês de junho já começou e até agora os patrões não fizeram uma proposta de acordo com a expectativa dos trabalhadores.
As negociações salariais ainda estão muito frias, a pauta somente foi lida e ainda não existe uma proposta oficial por parte da classe patronal. Porém, existem indícios de que os patrões pretendem dar um reajuste muito abaixo do que os trabalhadores precisam. Por isso precisamos nos preparar psicologicamente, porque se for preciso, vamos ter que fazer uma grande mobilização para buscar a realização da nossa vontade.

Nosso salário tem que ser valorizado, a nossa força de trabalho é a única riqueza que temos. Precisamos buscar mais do que já perdemos com o PIB e com a Inflação, temos que buscar um aumento real que faça com que os trabalhadores tenham poder de compra maior. Tenho certeza da vontade dos trabalhadores.

A classe patronal não pode nos menosprezar, só vamos ficar contentes com um bom salário. Porque para competir com os outros ramos da produção do país e para que o setor da construção civil tenha trabalhadores é preciso que os empresários paguem um salário que compense. Às vezes ouvimos falar que em São Paulo o salário da construção civil teve menos reajuste, mas é só os patrões nos darem os mesmos benefícios que existem na convenção coletiva do setor no Estado de São Paulo, que nós aceitamos também um reajuste menor no salário. É só nos dar: almoço, jantar, café da manhã, material escolar, financiamento para materiais de construção com juro zero e cesta básica. É só nos dar esses benefícios que vamos começar a pensar em diminuir o reajuste no salário. O Paraná não tem nada disso, então, nós temos que ganhar no salário, fundo de garantia, 13º maior no fim do ano, férias descentes para planejar viajar e não sair fazer bico.

No sindicato, estamos conscientes com essa responsabilidade que está nos nossos ombros. Vamos lutar sempre para que os trabalhadores tenham um salário digno e decente.

 

“Trabalhadores Unidos Jamais serão Vencidos!!!”

Oracildes Tavares – Presidente do Sintrivel