O presidente do SINTRIVEL Oracildes Tavares acompanhado pela comissão do Programa de Incentivo a Formalização está visitando obras em Cascavel. O objetivo é conversar com os trabalhadores e verificar as condições de contratação, pagamento do piso salarial e registro em carteira, bem como, orientá-los sobre a exigência e o uso dos equipamentos de segurança, conhecidos como EPI´S (Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos).
Nem todos os trabalhadores conhecem seus direitos e deveres, por isso nunca é demais instruí-los. Está previsto na NR 18 que o equipamento de segurança tem que ser fornecido e substituído gratuitamente pela empresa empregadora. Quando o trabalhador se nega a usá-lo, pode ser demitido por justa causa. É importante que antes de começar o trabalho sejam verificados todos os equipamentos de segurança. A averiguação de escoras e saídas de emergência pode salvar a vida do trabalhador, principalmente se estiver trabalhando em escavações ou perfurações.
São Equipamentos de Proteção Individual:
- Capacete de Segurança
- Óculos de Segurança
- Abafador de Ruído
- Cinto de Segurança
- Camisa ou camiseta de manga (não pode ser regata)
- Luvas de Raspa
- Máscara Filtradora
- Calça comprida
- Botina
Além da carteira assinada, pagamento do piso salarial, vale compras, 13º salário e FGTS, os trabalhadores têm direito a instalações sanitárias adequadas, vestiário com armários, refeitório limpo, arejado, com mesa e bancos para acomodar todos, além de café da manhã composto por dois pães franceses com margarina e um copo de 300 ml de café com leite.
O patrão que cumpre a legislação não está fazendo nenhum favor para o trabalhador, está apenas cumprindo a lei. Aquele que não cumprir o que está previsto, deve ser denunciado e sujeito às devidas penalidades.
Trabalhador, não se deixe explorar!
Informe ao SINTRIVEL sobre as irregularidades que estejam acontecendo na empresa em que você trabalha.