Pesquisa aponta que terceirizados recebem salários menores

29 de outubro de 2015

Uma pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que os trabalhadores terceirizados recebem salários, em média, 17% menores do que aqueles que são contratados diretamente.

A análise também mostra que este percentual pode baixar para 12% quando são analisados fatores como gênero, escolaridade, idade e tipo de empresa. Além disto, quando um trabalhador muda de emprego e é contratado em outra empresa de forma terceirizada, sua remuneração cai cerca de 3%.

O estudo foi feito pelos economistas Guilherme Stein, Eduardo e Hélio Zylbertajn. Para obter o resultado, foram avaliados os cargos de montagem e manutenção de equipamentos, segurança/vigilância, TI, limpeza e conservação, P&D e telemarketing.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o resultado aponta que o Brasil passa por uma transformação quando se trata de terceirização. “Ela estaria deixando de ser simplesmente uma estratégia empresarial para reduzir custos trabalhistas, e evoluindo para tornar-se um elemento na nova configuração do sistema produtivo competitivo”, afirmam os economistas.

Ainda segundo os responsáveis, instituições devem defender este modelo de contratação. “Essa conclusão, se verdadeira, levaria à recomendação de que nossas instituições trabalhistas (justiça do trabalho, sindicatos e formuladores de políticas públicas) percebam o significado das transformações e passem a promover em vez de combater a terceirização”.

Com informações da Fetraconspar

terceira