Presidente do Sintrivel fala sobre soterramento de trabalhadores em Cascavel

9 de maio de 2014

O presidente do Sintrivel Roberto Leal Americano e a equipe de prevenção a acidentes do sindicato estiveram presentes na empresa Mascarello durante todo o trabalho de resgate dos trabalhadores que foram soterrados na manhã de hoje (08/05). Eles verificaram aos causas do acidentes, que serão repassadas ao Ministério do Trabalho e acompanharão as situações das famílias após o ocorrido. Em entrevista à Catve, Roberto falou sobre a importância do uso de equipamentos e medidas de segurança.

Confira a reportagem da Catve: 

Acidente morte 08.05

O corpo de Vitório Bertolini, de 56 anos, foi resgatado na tarde desta quinta-feira (8). Ele e um colega de trabalho, Hilário da Silva, de 41 anos, foram soterrados enquanto realizavam a colocação de tubulação em uma obra terceirizada dentro da empresa Mascarello, localizada às margens da BR 277.

De acordo com Roberto Leal Americano, presidente do Sintrivel (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cascavel e Região), Vitório e Hilário estavam dentro de um buraco de cerca de 7,5 metros e auxiliavam na colocação da tubulação da rede de esgoto quando parte da terra cedeu e os dois foram soterrados.

Segundo o presidente do Sintrivel, a prevenção neste caso, poderia ter evitado a morte do trabalhador. A colocação de “escoras” de madeira nas laterais do buraco, poderiam ter evitado o desmoronamento. Mas tudo será apurado durante a investigação do Ministério do Trabalho.
No local do acidente de trabalho foi realizado um levantamento preliminar.

Ainda no fim da manhã, Hilário da Silva foi resgatado com vida pelos socorristas do Siate e encaminhado a UPA I (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas).

Já o resgate da segunda vítima, Vitório demorou mais de quatro horas. De acordo com informações, foi necessário escavar cerca de 5 metros até o corpo ser encontrado.

O IML de Cascavel recolheu o corpo que deve passar por necropsia nesta tarde (8).

Fonte: catve.com