Protestos em Curitiba envolvem 15 mil metalúrgicos

3 de dezembro de 2012

Cerca de 15 mil trabalhadores de 17 indústrias metalúrgicas e de máquinas instaladas na Grande Curitiba realizaram protestos ontem. As mobilizações envolveram desde assembleias até paralisações de um dia inteiro. Os trabalhadores exigem negociação salarial e renovação de acordos coletivos de trabalho. As convenções e os acordos celebrados em 2011 venceram ontem. A reivindicação é de reajuste salarial com aumento real de 3% mais abono salarial.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Sérgio Butka, explicou que a mobilização de ontem ocorreu apenas em empresas nas quais ainda não houve acordo salarial. De março até agora, já foram fechados acordos em mais de 100 indústrias beneficiando cerca de 55 mil trabalhadores. 
Uma das empresas que teve mobilização ontem foi a Bosch que ficou parada por uma hora. Uma nova assembleia está marcada para segunda-feira. A reivindicação é de 3% de aumento real e abono salarial. A Bosch informou que recebeu na quinta-feira uma carta do sindicato informando ter o interesse em retomar as negociações com a empresa. A companhia esclareceu que está aberta ao diálogo com o sindicato e que respeita a liberdade de manifestação de seus colaboradores.  

Fonte: Folha de Londrina, 03 de dezembro de 2012