Sintrivel: 30 anos de história

31 de agosto de 2015

Há quase três décadas representando os interesses dos trabalhadores das indústrias da construção civil, o Sintrivel conta com um histórico de muitas lutas e conquistas. Fundado em 15 de setembro de 1985, a entidade recebeu o nome de Asprocon (Associados dos Trabalhadores da Construção Civil de Cascavel), foi apenas um ano depois que passou a ser chamada pelo nome que hoje é conhecida no oeste paranaense: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cascavel e Região.

Nestes 30 anos, muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos representantes do Sindicato. De acordo com Oracildes Tavares, um dos fundadores e ex-presidente, o maior desafio foi convencer a classe sobre a importância da representação sindical. “Precisávamos fazer os trabalhadores confiarem na força do Sintrivel”, conta Oracildes. Esta confiança foi conquistada com dedicação e mão na massa.

“Foi preciso mostrar resultados, não bastava falar o que estávamos dispostos a fazer para melhorar o setor. Então, nós agíamos e depois mostrávamos as melhorias que havíamos conquistado. Começamos a fazer visitas nas obras para verificar as questões de segurança e para ouvir as necessidades dos trabalhadores. Também buscamos por melhorias das condições de trabalho e de salário, ações que continuam sendo feitas até hoje”, conta o ex-presidente.

Além disto, ele faz um alerta: “Só podemos conquistar bons resultados por meio da educação. Por isto, o Sintrivel passou a fazer a entrega de materiais escolares para os filhos dos trabalhadores. Muitos dos filhos dos associados só foram alfabetizados por causa deste benefício. Hoje, algumas daquelas crianças são trabalhadores da construção civil”.

Devido a todo este trabalho e esforço do Sintrivel, veio a conquista do respeito por parte dos sindicatos patronais do setor, o que fez com o Sindicato ganhasse ainda mais força para lutar pelos direitos dos associados.

Atualmente, a batalha continua, mas agora sob os cuidados do Presidente Roberto Leal Americano. O desafio é enfrentado diariamente por ele com o apoio da Fetraconspar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Cascavel e Região), NCST (Nova Central Sindical) e Contricom (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário). “O novo Presidente está fazendo um ótimo trabalho dando continuidade às principais ações e oferecendo novas oportunidades aos nossos associados”, parabeniza Oracildes.