SINTRIVEL apoia salas de aula nos canteiros de obras em Cascavel

12 de março de 2013

 SAM 0620O presidente do SINTRIVEL Roberto Leal Americano esteve presente na noite da última segunda-feira (11) na aula inaugural do programa de educação para trabalhadores na Construtora Conceito em Cascavel. O programa EJA, neste caso, é desenvolvido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), que com a parceria de empresas aplica aulas regulares e presenciais para trabalhadores dentro dos locais de trabalho, no caso da construção civil, o canteiro de obras. “O objetivo do SINTRIVEL é apoiar a iniciativa dos empresários, já que a educação é tão necessária para o desenvolvimento dos trabalhadores. Estamos aqui entregando também o kit de material escolar distribuído gratuitamente pelo sindicato aos trabalhadores e seus dependentes que estão estudando.” afirmou Roberto Leal Americano, presidente do SINTRIVEL.

Também esteve presente na sala de aula o proprietário da construtora. “Oferecer aulas do ensino regular para nossos funcionários é a realização de um sonho. Estamos dando oportunidade para 15 trabalhadores e nós acreditamos que as pessoas se transformam pelo conhecimento, por isso nós vamos estimulá-los para que adquiram conhecimento e para que entendam melhor o mundo com o aprendizado que vão adquirir aqui na sala de aula.” ressaltou o engenheiro civil e empresário Oscar Beck de Souza.

A convite da empresa o médico Ovídio Rohde fez um discurso motivacional aos trabalhadores estudandes. “Nós observamos que no Brasil, por falta de incentivo à educação, os adultos são penalizados porque não tem uma base educacional. A educação é a base de tudo. E iniciativas como estas da Conceito são interessante porque quando o trabalhador vem para a sala de aula ele incentiva toda a família a priorizar a educação.” enfatizou Dr. Ovído.

A diretora do Colégio Sesi em Cascavel, Aline Karvatte Piloneto, explicou que nas aulas do programa para educação de jovens e adultos o principal diferencial é dar oportunidade para o trabalhador dentro da empresa e a construção civil em Cascavel é a área que mais oferece salas de aula para os trabalhadores, sendo que hoje três construtoras estão participando do programa de educação para jovens e adultos.

O Sr. Carlos Ferreira da Silva estudou somente até a terceira série do ensino fundamental. Hoje, aos 40 anos ele se orgulha de estar retornando à sala de aula. “Agora é a primeira vez na vida que eu estou tendo oportunidade de estudar. Eu quero estudar porque, por exemplo, se eu quiser deixar de ser servente e passar para pedreiro ou carpinteiro eu vou ter que saber mais de matemática, só a experiência de vida é pouco para estar nessas funções.” reconhece o trabalhador.

Está é a primeira turma na Construtora Conceito, mas outros trabalhadores já voltaram aos estudos em outras empresas da construção civil, inclusive, na Saraiva de Rezende no próximo mês haverá uma formatura. Na construtora Vasto outras turmas estão em andamento.

Segundo a pesquisa mais recente do IBGE, realizada em 2010, a quantidade de trabalhadores analfabetos na construção civil caiu de 8% para 5% entre os anos de 2002 e 2010, no Brasil. O que demonstra concretamente os avanços da educação dos trabalhadores do setor.

Assessoria de Imprensa do SINTRIVEL / Izata Comunicação

12/03/2013