SINTRIVEL e Cascavel Azul promovem palestra sobre a Saúde do Homem

26 de agosto de 2013

2013-08-25 07.38.05

 

A diretoria do SINTRIVEL e voluntárias do Cascavel Azul estiveram hoje pela manhã na obra da Construtora Jota Ele que fica na Rua Mato Grosso, 1575, em Cascavel. Durante toda a semana das 7h30 às 8h da manhã acontecerão palestras nas obras da empresa. A ação é uma parceria do SINTRIVEL com a Associação Cascavel Rosa, que juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (SESAU) estão unidos em prol da saúde do homem. O objetivo é levar informações sobre a prevenção de doenças, principalmemente o câncer de próstata, o mais comum entre os homens. Até o final da semana 256 trabalhadores da construção civil terão acesso às informações. Somente na Construtora Jota Ele. Fora as demais ações agendadas.

 

         2013-08-25 07.45.02               2013-08-25 07.48.27

 

         2013-08-25 08.16.53               2013-08-25 08.16.16

 

Programação de Palestras na Construtora Jota Ele:

Tabela palestras JL

 

O cansaço, as rotinas árduas de trabalho, as responsabilidades familiares, a corrida contra o relógio, entre tantas ocupações dos dias de hoje, resultam em dificuldades para as pessoas disporem de tempo para cuidar da saude. Esses fatores aliados, ao velho preconceito de que o homem é mais forte do que a mulher, faz com que algumas doenças tenham maior incidência na população masculina. Por isso é importante a conscientização dos homens sobre os males de maior incidência, seus fatores de risco e, principalmente, as medidas preventivas. Apesar do diabetes, hipertensão, tabagismo, cirrose entre outras doenças afetarem em grande escala a classe masculina, o câncer ainda é o mais temido. Além de ser avassalador, é a segunda doença que mais mata em nível mundial, ficando atrás somente dos transtornos cardiovasculares.

Estima-se que em 2030 o número de pesoas com a enfermidade deva chegar a 75 milhões e a taxa anual de mortalidade atinja a casa dos 13 milhões. No Brasil, o Intituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que no ano passado aconteceram 489.270 casos da doença no país, dos quais 236.240 aconteceram no sexo masculino. Em 2013, mais de um milhão de novos casos devem ser registrados.

 

O QUE É CÂNCER?

Câncer é o nom dado a um conjuto de mais de 100 doenças que podem aparecer em praticamente qualquer parte do corpo. Ele surge quando uma célula sofre mutações e passa a se dividir descontroladamente. Esse crescimento celular desordenado invade tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente , estas células tendem a ser muito agressivas e, quando atingem a fase chamada metástase, podem espalhar-se para outras regiões.

 

Quais os tipos de câncer que mais acometem o homem?

Câncer de Próstata

Câncer de Pulmão

Câncer de Cólon e Reto

Câncer de Estômago

Câncer da Cavidade Oral

 

Fatores de risco para a saúde:

Tabagismo

Hábitos Alimentares

Alcoolismo

Hábitos Sexuais

Diabetes

 

Cuidados básicos que ajudam na prevenção do câncer e das doenças em geral:

  • Pare de fumar. Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
  • Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%, além de contribuir contra a obesidade. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite de oliva, óleo de soja e evite gorduras de origem animal.
  • Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia.
  • É aconselhavem que homens a partir dos 40 anos, orientem-se com m médico sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata. Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 35 anos.
  • Cuidado com a exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, prcure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  • Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.
  • Faça checapes de saúde todo ano.
  • É grande a incidência de acidentes de trânsito que matam homens precocemente. Portanto, evite dirigir se tiver ingerido bebidas alcoólicas, não dê carona aos estranhos, não ultrapasse os limites de velocidade e utilize o cinto de segurança.
  • Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
  • A medição periódica da pressão arterial detecta a hipertensão arterial, evitando, desta maneira, possíveis complicações, como derrame, infarto, problemas renais, aneurismas, etc.
  • Use sempre camisinha para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tais como AIDS, sífilis, gonorréia, etc.
  • Previna-se da osteoporose, insira alimentos ricos em cálcio na sua dieta.
  • Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa em caso de dúvidas e emergências.

 

HOMEM CUIDE DE SUA SAÚDE, ISTO É, DA SUA VIDA!

 

Fontes: Instituto Nacional do Câncer (Inca), Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Site do Dráuzio Varela, Portal da Saúde, Revista Saúde News, Época e Superinteressante.

 

Assessoria de Imprensa do SINTRIVEL

Izata Comunicação – 9902-6992 – Izabel Tavares