SINTRIVEL participa da Plenária do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente

21 de novembro de 2011

Na próxima 4ª feira, dia 23 de novembro, Oracildes Tavares, presidente e Adão Ribeiro dos Santos, vice presidente do SINTRIVEL, estarão em Curitiba. O objetivo da viagem é participar de uma reunião entre as Centrais Sindicais na qual será elaborado o documento que será apresentado na Plenária Estadual do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

Mas o que é o Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente?

O objetivo deste Plano é o fortalecimento da capacidade do Estado brasileiro para avançar no enfrentamento dos principais problemas estruturais da sociedade e do mercado de trabalho, entre os quais se destacam: a pobreza e a desigualdade social; o desemprego e a informalidade; a extensão da cobertura da proteção social; a parcela de trabalhadoras e trabalhadores sujeitos a baixos níveis de rendimentos e produtividade; os elevados índices de rotatividade no emprego; as desigualdades de gênero e raça/etnia; as condições de segurança e saúde nos locais de trabalho, sobretudo na zona rural.

Em 2009 o Brasil gerou quase um milhão de novos postos de trabalho, recuperando os níveis de 2008 anteriorés à crise econômica e financeira itnernacional. Agora o desafio é fazer com que o crescimento econômico projetado para os próximos anos seja efetivamente acompanhado da geração de mais e melhores empregos. As políticas de distribuição de renda, a exemplo do Programa Bolsa Família e da política de valorização do salário mínimo nacional permitiram o fortalecimento e expansão do mercado interno de consumo e constituíram parte substantiva da resposta brasileira à crise. A iniciativa de qualificar profissionalmente e colocar no mercado de trabalho os beneficiários do Programa Bolsa-Família traz a possibilidade de inserir social e economicamente uma população considerada de alta vulnerabilidade econômica e social.

O Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente representa igualmente uma contribuição ao Pacto Mundial pelo Emprego, à Agenda Hemisférica do Trabalho Decente, às Metas e Objetivos do Milênio e a cooperação Sul Sul, fortalecendo as estratégias globais de combate à pobreza. O enfoque integrado de políticas econômicas, sociais e ambientais com ênfase na promoção do emprego e do trabalho decente com proteção social associado a um ambiente macroeconômico que favoreça o desenvolvimento de empresas sustentáveis deve constituir elemento indispensável da estratégia de desenvolvimento de nosso país, ao mesmo tempo constituir referência para as iniciativas de cooperação Sul-Sul.

Fonte: http://www.oit.org.br

plano_de_emprego_e_trabalho_decente