Sintrivel participa de Seminário sobre comunicação, em Cascavel

2 de dezembro de 2015

Debater a importância da informação e dos meios de comunicação que estão à disposição dos sindicatos foi o principal objetivo do Seminário de Comunicação Sindical e Expressão da NCST-PR (Nova Central Sindical dos Trabalhadores), que reuniu dirigentes sindicais da região oeste do Paraná. Realizado pela agência Abridor de Latas, especializada em comunicação sindical, o evento aconteceu no Hotel Copas Executive, em Cascavel, durante os dias 1 e 2 de dezembro.

O Presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano, ao lado de Vilmar Valtrich, Adão Ribeiro dos Santos, Eroides da Costa Tavares, Fabiano Isidoro Rodrigues dos Santos, Marcos José Trocki e Gerson Paulo da Cruz, que são diretores e funcionários da Entidade, esteve presente para acompanhar as discussões que ajudam a Entidade a direcionar seu trabalho de comunicação.

“Durante as palestras, tratamos sobre a importância do jornalismo no movimento sindical. Nós, dirigentes sindicais, precisamos informar o que estamos fazendo pelos nossos trabalhadores. Se não informarmos, seremos facilmente esquecidos. Por isto, é tão importante trabalhar com profissionais da área da comunicação ao nosso lado, para mostrar o que precisa ser mostrado e da forma correta”, afirma Roberto Leal Americano.

De acordo com o Presidente da NCST, Denílson Pestana, que também esteve presente no evento, estamos passando por um momento de transformação e os sindicatos precisam estar engajados em um processo de comunicação para acompanhar a mudança.

“Hoje a disputa que nós temos não é só com o setor empresarial, hoje os sindicatos são demandados para opinar sobre os mais diversos temas, que são importantes para o trabalhador e para a sociedade, então temos que trabalhar com os sindicatos para que as suas informações cheguem de forma muito clara ao público. O seminário tem este objetivo: fazer com que os nossos dirigentes estejam preparados para poder enfrentar este novo desafio da comunicação”, explica o Presidente da NCST.

Palestras

Durante os dois dias de atividades, os participantes tiveram palestras para tratar dos mais variados tópicos, como “O que é comunicação sindical”; “O sindicato e a comunicação hoje”; “Comunicação integrada”; “Websites”; “O texto”; “Assessoria de Imprensa”; “Design, publicidade e propaganda”; Mídias sociais e websites”; e “Media training, expressão e oratória”.

Com estes assuntos em debate, os palestrantes alertaram aos sindicatos sobre a importância de realizar trabalhos de comunicação para que a Entidade não fique para trás e consiga levar a informação correta para o seu público.

“O Sintrivel tem buscado ampliar a distribuição de informação. Nós já tivemos programa de rádio e somos um Sindicato que está sempre na mídia, somos referência quando se trata de sindicalismo. Além disto, temos o nosso boletim sindical, trabalhamos bem as mídias sociais e o site. Porém, ainda tem muito sindicato que nem jornal escrito tem”, diz Americano.

Pestana afirma que tem encontrado sindicatos de todos os níveis pelo Paraná. “Tem gente com estágio muito avançado de comunicação. Na contrapartida, existem casos que são muito precários e o sindicato não tem nem mesmo um informativo impresso. Por isto, este evento tem o papel tão importante de despertar no sindicato vontade de iniciar projetos de comunicação, mostrando a importância deles”, finaliza.