Sintrivel participou de Treinamento em Ativismo Digital e Treinamento sobre o Sistema Mediador do MTE promovidos pela Fetraconspar

28 de fevereiro de 2024

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR), presidida pelo companheiro REINALDIM BARBOZA PEREIRA, realizou no último dia 20 de fevereiro em Foz do Iguaçu, um Treinamento em Ativismo Digital para Entidades Sindicais. O objetivo do evento foi capacitar dirigentes e funcionários dos sindicatos na utilização de ferramentas digitais para fortalecer a comunicação com a categoria e ampliar o alcance das ações sindicais. O treinamento foi ministrado pelo professor Pedro Otoni, da Agência Inteligência Sindical, especialista em comunicação e marketing digital para o movimento sindical. Otoni abordou temas como:

  • A importância do ativismo digital para o movimento sindical: O professor destacou como as ferramentas digitais podem melhor ser utilizadas na comunicação com a base, mobilizar os trabalhadores e pressionar por melhores condições de trabalho.
  • Estratégias para uma comunicação eficaz com os trabalhadores: Otoni apresentou dicas para a criação de conteúdo relevante e engajador para as redes sociais, além de estratégias para aumentar o alcance das mensagens do sindicato.
  • Ferramentas e aplicativos de inteligência artificial para o trabalho sindical: O professor apresentou diversas ferramentas digitais que podem ser utilizadas pelos sindicatos para facilitar e ampliar o trabalho dos dirigentes, como aplicativos de mensagens instantâneas, plataformas de gestão de mídias sociais, ferramentas de análise de dados e criação de conteúdo.

O treinamento foi realizado presencialmente e online com participação quase 90 pessoas dentre dirigentes e funcionário dos sindicatos filiados, nas duas modalidades. Entre os presentes estavam o presidente do Sintrivel Roberto Leal Americano, o Sec. de Finanças Adão Ribeiro dos Santos, o diretor Darlan Barreto, o nosso Social Media Victor Pieniak Piekarski, Fabiano dos Santos e Marcelo Merlak.

No dia seguinte, dia 21 de fevereiro, em Foz do Iguaçu, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR) promoveu um Treinamento sobre o Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo do evento foi capacitar dirigentes e funcionários de sindicatos na utilização da ferramenta para o registro de Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), Acordos e Termos Aditivos, Mediação Coletiva e Protocolo no sistema SEI/MTE (Sistema Eletrônico de Informações). O treinamento foi ministrado pelo senhor Lindomar Maximiano Kszyvy, funcionário da FETRACONSPAR, com destaque para os seguintes tópicos:

  • Apresentação do Sistema Mediador: Foram apresentadas as funcionalidades do sistema Mediador, como a criação de contas de acesso, a navegação na plataforma e o registro de documentos.
  • Registro de CCTs, Acordos e Termos Aditivos: Detalhado o passo a passo para o registro de CCTs, Acordos e Termos Aditivos no sistema Mediador, incluindo a documentação necessária e os prazos para a realização do registro.
  • Mediação Coletiva: Lindomar explicou o funcionamento da Mediação Coletiva no âmbito do MTE, como solicitar a mediação e os prazos para a realização das audiências.
  • Protocolo no sistema SEI/MTE:  Apresentou o sistema SEI/MTE e como utilizá-lo para protocolar documentos junto ao MTE.

O treinamento foi realizado presencial e remotamente, e era uma demanda dos sindicatos participantes.